No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, em Tarouca, vai este sábado (1 de outubro) receber a iniciativa “Património a Norte” no âmbito do projeto “Arte e Cultura em Circulação… pelo Património”, da Direção Regional de Cultura do Norte.
“Trata-se de um projeto diferenciador de afirmação cultural, do qual constam concertos, visitas e ações de gastronomia”, refere a entidade organizadora. No sábado à tarde, o programa começa às 16h00 e inclui uma visita educativa ao mosteiro, seguida de um momento de prova e degustação com o chef Renato Cunha (16h30) e um concerto com Pedro de Castro Trio (18h00).
“Baseado nestes três pilares [concertos, visitas e ações de gastronomia], o evento tem como grande objetivo a aproximação da população residente e a captação de novos públicos turístico-culturais”, acrescenta a organização. A entrada é livre.
Construído pela Ordem de Cister, o Mosteiro de Salzedas iniciou a sua construção em 1168. O anfitrião do “Património a Norte” em Tarouca foi classificado Monumento Nacional em 1997, abriu ao público em 2011 e é hoje um dos mais visitados mosteiros da Região do Douro e Varosa. Além do núcleo museológico, o espaço acolhe atualmente a exposição “Fragmentos. Expressões da Arte Religiosa do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas”.
A iniciativa está integrada no ciclo de eventos de turismo cultural descentralizado, organizado em colaboração com os seis municípios onde se realizarão os eventos, tendo arrancado no passado fim de semana na Sé Velha de Bragança.
Depois de Tarouca, o ciclo segue até 29 de outubro em mais quatro espaços religiosas: Mosteiro de Santa Maria de Arouca, Concatedral de Miranda do Douro, Igreja Matriz de Sambade em Alfândega da Fé e Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras.