joão matias tavfer
danos incêndios 3
joao azevedo
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Concelho » Armamar » Monumentos pré-históricos identificados em Armamar

Monumentos pré-históricos identificados em Armamar

 Monumentos pré-históricos identificados em Armamar
27.09.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Monumentos pré-históricos identificados em Armamar
27.09.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Monumentos pré-históricos identificados em Armamar

A autarquia de Armamar revela que está a trabalhar numa “Carta do Património Cultural” desde março deste ano. A elaboração do documento já levou à identificação de centenas de peças arqueológicas e históricas no concelho.

A Câmara refere que se trata de “um instrumento fundamental para perceber a origem e as sucessivas ocupações humanas” do território onde se situa agora o município.

Segundo a Câmara, o trabalho inclui um “levantamento exaustivo e pormenorizado de todos os elementos patrimoniais” com base na recolha e análise bibliográfica, documental e cartográfica, em prospeções sistemáticas e em informações recolhidas da população.

Entre os cerca de meio milhar de elementos de interesse arqueológico e histórico encontrados, destacam-se um menir na freguesia de Fontelo que terá sido erguido no quinto milénio antes de Cristo e que é considerado um dos mais altos da Península Ibérica e também um fortificado lusitano-romano e dois raros termini augustales (marcos de delimitação do território) na União de Freguesias de Arícera e Goujoim, revelando informação sobre a organização do território na época romana.

Também foram encontradas várias sepulturas escavadas e que são “os mais importantes vestígios de povoamentos alto-medievais pré-paroquiais”, marcas cruciformes com datas gravadas em edifícios localizados nas partes mais antigas das povoações que testemunham crenças e práticas religiosas da época e marcos de demarcação do Mosteiro de Salzedas (situado no concelho vizinho de Tarouca), da Universidade de Coimbra e da zona vinhateira do Alto Douro.

O projeto de levantamento do património histórico e cultural do concelho de Armamar é financiado pelo programa Norte 2020, com comparticipação dos fundos comunitários.

pub
 Monumentos pré-históricos identificados em Armamar

Outras notícias

pub
 Monumentos pré-históricos identificados em Armamar

Notícias relacionadas

Procurar