No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A zona ribeirinha do Rio Pavia, em Viseu, vai ser o palco do Festival TRIP, agendado para o próximo dia 16 de outubro (domingo).
O Parque Linear irá acolher o novo evento que, segundo a organização, quer aproveitar “a envolvente paisagística das margens do rio como cenário natural para trazer as pessoas” para a zona onde vai ser inaugurado um anfiteatro ao ar livre “com paletes usadas para acolher pequenos espetáculos ao ar livre”.
A organização sugere uma tarde de atividades para todas as idades naquela área, envolvendo momentos de teatro, artes circenses, concertos e a projeção de um documentário, tudo com entrada livre.
O TRIP começa às 15h00 com o espetáculo ‘Muita Tralha Pouca Tralha’ de Catarina Requeijo, uma peça que se centra na “árdua tarefa de escolher” e acompanha o casal Odete e Alfredo que prepara a bagagem para ir ver a sua sobrinha Manuela participar numa corrida de automóveis.
Meia hora depois, arranca uma oficina de malabarismo e um workshop de arte circenses com Daniel Matos, que já tem mais de 17 anos de experiência em teatro e espetáculos de fogo e de novo circo.
Pelas 16h00, é exibido no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental o documentário “A Música Invisível” de Tiago Pereira, um filme que documenta as tensões que marcam a produção e a receção da música criada pela comunidade cigana a partir dos mais de 250 vídeos que o realizador gravou entre 2019 e 2021.
Com base nessas gravações, Tiago Pereira traça “um breve retrato sobre a relevância da música no quotidiano cigano” e que, segundo o realizador, é “muito forte” no panorama cultural português.
Às 17h00, o músico Frankão, também conhecido como “O Gringo Sou Eu”, apresenta-se em concerto com um grupo de jovens dos bairros da Paradinha e da Balsa que participa em oficinas de produção musical organizadas por técnicos da Cáritas e do Projeto Escolhas.
A companhia Quinta Oficina apresenta o espetáculo “Contentíssimo” às 18h00, uma comédia crítica e pedagógica sobre o lixo. O festival termina às 19h00 com um concerto dos Anonima Nuvolari, um grupo que junta músicos italianos que vivem em Portugal com diversas influências musicais.