5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Desporto » Jovem cavaleiro de Mortágua em destaque no Special Olympics

Jovem cavaleiro de Mortágua em destaque no Special Olympics

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
04.11.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
04.11.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Jovem cavaleiro de Mortágua em destaque no Special Olympics

O jovem cavaleiro Gabriel Fonseca, natural de Mortágua, participou na quinta edição dos Jogos de Portugal do Special Olympics, na modalidade de equitação. O atleta ficou esta semana em sétimo lugar no final da prova.

A competição decorreu no 4.º Esquadrão da GNR situado na Ajuda, em Lisboa. Gabriel Fonseca, que frequenta a Associação Equiterapêutica do Dão em Carregal do Sal, competiu na categoria CI, reservada a pessoas com autonomia e que realizam a prova sem qualquer acompanhamento.

A proeza foi alcançada apenas um ano depois de Gabriel ter começado a frequentar as aulas de equitação terapêutica no início de 2021. A sua treinadora, Maria Melo, conta que o Gabriel inicialmente “veio para experimentar, só queria montar a cavalo, mas gostou da experiência e daí para a frente ficou sempre connosco”, citada numa nota da Câmara de Mortágua.

A mulher, que é também técnica da Associação Equiterapêutica do Dão, elogiou o seu atleta, falando de alguém que é “muito aplicado, disciplinado e concentrado no que está a fazer, e muito competitivo, onde vai quer ganhar”.

Maria Melo não escondeu que a participação nos campeonatos é sempre um momento de alguma adrenalina para Gabriel “porque não compete com o cavalo com que habitualmente treina, não conhece as caraterísticas do cavalo, o que é um fator de stress”.

Mesmo assim, a treinadora destaca ainda o apoio dos pais, da família e dos amigos. “Eles apoiam bastante e isso também é muito importante em termos de incentivo e autoestima”, remata.

A equitação terapêutica consiste na realização de um conjunto de atividades lúdicas com um pretexto terapêutico durante a sessão de equitação, utilizando o movimento e a relação com o cavalo com vista ao desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e emocionais, ao mesmo tempo que ensina a montar a cavalo.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar