No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O Académico de Viseu foi multado em 1120 euros por cânticos impróprios dos adeptos durante e no final do jogo com o CD Tondela para a Taça da Liga. Palavras de ordem como “CDT morram queimados” ou “morram queimados filhos da p***, Tondela é m****” que foram gritadas durante a intervenção em direto do treinador do Tondela na flash-interview originaram um relatório arrasador para os adeptos. O clube disse já que “não se revê em cânticos ou condutas que visem ofender o adversário”.
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aplicou o castigo por “comportamento que perturba ou ameaça a ordem e a disciplina, elevando-se e autonomizando-se do simples comportamento social ou desportivamente incorreto”.
De acordo com o relatório divulgado na sexta-feira, um dia depois do encontro entre as duas equipas, foram vários os momentos que ficaram registados. “Aos 73 minutos os adeptos situados na bancada nascente central-setor 12, perfeitamente identificados com adereços do clube visitado (Académico de Viseu), bonés cachecóis e camisolas, entoaram em uníssono o seguinte “tudo a saltar, tudo a saltar, Tondela é m***, Tondela é m****””, lê-se no relatório que aponta ainda mais palavras e cânticos perturbadores.
Já após o jogo ter terminado e durante a flash-interview, no momento que o treinador do Tondela estava em direto, “novamente adeptos no mesmo setor «entoaram em uníssono: “morram queimados filhos da p***, Tondela é m****”.
O comportamento do grupo foi repudiado pela direção da SAD do Académico de Viseu. No comunicado publicado nas redes sociais, ao qual foi anexada uma fotografia de duas crianças vestidas com as camisolas dos dois clubes, o clube mostrou-se “veementemente” contra os acontecimentos ocorridos durante e após o jogo. “O Académico de Viseu não se revê minimamente em cânticos ou em quaisquer condutas que visem apenas promover a violência, ofender o adversário e negar os princípios éticos inerentes à prática desportiva em geral e ao futebol em particular”, escreveu o clube, reforçando que “o fair play, sã rivalidade, respeito e humanismo são valores que sempre pautaram a história do Académico de Viseu”.
O confronto fora das quatro linhas não é novo entre as duas equipas vizinhas. O jogo de quinta-feira, em que o Sacadémico venceu por 4-1, foi o segundo entre os clubes nesta época.
A 27 de agosto, as duas equipas já se tinham defrontado, para a quarta jornada da II Liga. O resultado foi um empate (2-2), mas o encontro valeu multas aos dois clubes. Ao Académico por palavras de ódio e utilização de petardos; ao Tondela por por comportamento incorreto e também palavras de ódio.