academico felgueiras
GNR agentes
I Liga Tondela vs Vitória de Guimarães
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
5
viajar
palácio do gelo viseu
Home » Notícias » Lifestyle » A história da travessia aérea que mudaria o rumo da História em exposição

A história da travessia aérea que mudaria o rumo da História em exposição

pub
 Tratores agrícolas já provocaram 41 acidentes e mataram duas pessoas este ano
15.01.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Tratores agrícolas já provocaram 41 acidentes e mataram duas pessoas este ano
15.01.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 A história da travessia aérea que mudaria o rumo da História em exposição

O Museu do Quartzo, em Viseu, vai receber na próxima terça-feira (17 de janeiro) a exposição itinerante que assinala os 100 anos da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, protagonizada pelos portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral.

O museu municipal vai acolher a mostra organizada pelo Museu da Marinha e pelo Museu do Ar e que foi inaugurada em 2022, ano em que se comemoraram os 100 anos da viagem, e onde os visitantes poderão conhecer com maior detalhe o evento histórico.

A exposição vai desde o estudo e a preparação da viagem até ao perfil dos seus protagonistas, às peripécias da travessia e à receção em Portugal e no Brasil, nomeadamente por parte da imprensa da época.

“A nossa identidade enquanto nação é feita de grandes acontecimentos e heróis, cuja memória devemos enaltecer, preservar e não deixar cair no esquecimento”, afirmou o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, citado numa nota do município.

A travessia pioneira teve início a 30 de março de 1922 para assinalar os 100 anos da independência do Brasil e revelou-se um sucesso, apesar de alguns percalços pelo caminho que obrigaram a várias reparações e ao uso de três aviões. Depois de percorridas 4.527 milhas em 62 horas e 26 minutos, Gago Coutinho e Sacadura Cabral acabaram a travessia a 17 de junho do mesmo ano.

Os objetivos a que se propuseram os dois dinamizadores da viagem, de percorrer distâncias significativas de avião sobre o oceano fazendo uso exclusivo de instrumentos portáteis de navegação astronómica, foram cumpridos. A travessia acabaria por inspirar viagens seguintes e contribuir para o desenvolvimento das ligações aéreas transatlânticas.

pub
 Tratores agrícolas já provocaram 41 acidentes e mataram duas pessoas este ano

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Tratores agrícolas já provocaram 41 acidentes e mataram duas pessoas este ano

Notícias relacionadas

Procurar