No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O relvado do Estádio do Fontelo, em Viseu é, para a Liga de clubes, o terceiro pior relvado da Segunda Liga. De acordo com o ranking publicado no site da Liga, o tapete verde do Fontelo apenas é melhor do que o do Estádio do Mar, casa do Leixões e do que o Estádio do Clube Desportivo Trofense. Os restantes relvados estão em melhores condições do que o Estádio que é casa do Académico.
Apesar disso, a Liga de clubes dá nota positiva ao relvado do clube viseense. Se olharmos para o ranking, tendo em vista que a nota é dada de 0 a 5, o Estádio do Fontelo reúne 3.09 valores. O relvado do Fontelo acumulou 11 jogos nas competições da Liga (2ª Liga e Taça da Liga).
O melhor relvado é o do Benfica Campus, que recebe a equipa B do Benfica com uma nota de 4.75 valores. Segue-se o Estádio de Leiria – que apenas acolheu quatro jogos, com 4.09 valores. No pódio surge também o Estádio do Jamor com 4.08 valores de média. O Estádio João Cardoso, casa do Tondela, consegue 3.73 valores de média na classificação da qualidade do relvado.
A cada época desportiva todos os relvados das competições profissionais são avaliados em cada jogo pelo Match Center da Liga Portugal, delegados e equipa de arbitragem.
A avaliação tem em conta três parâmetros essenciais: estrutura (sistema de rega, taxa de infiltração e planimetria), performance (regularidade, compactação e resistência à tração) e manutenção (densidade, grau de infestação, altura de corte, plano de manutenção e aspeto visual). Daqui resulta uma nota.
O Estádio do Fontelo volta a receber um jogo no dia 21 de janeiro. Será ali realizado o encontro da 17ª jornada da Segunda Liga que vai opor Académico de Viseu e Nacional da Madeira.
Quanto ao Tondela, a equipa de Tozé Marreco joga em casa no dia 22 de janeiro quando receber o Farense no Estádio João Cardoso.