hospital de viseu 2
Screenshot
peça teatro gémeos
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Diário » Bispo de Viseu condena abusos sexuais na Igreja Católica

Bispo de Viseu condena abusos sexuais na Igreja Católica

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
22.02.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
22.02.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Bispo de Viseu condena abusos sexuais na Igreja Católica

O bispo de Viseu pediu aos fiéis para rezarem por “todas as vítimas de abuso sexual” na Igreja Católica e “pela prevenção de tão grandes males”. D. António Luciano fez o apelo na homília da missa de solenidade de São Teotónio, no último fim de semana.

“Condenemos o crime hediondo dos abusos sexuais de crianças menores na Igreja e cuidemos das vítimas com amor e justiça. Trabalhemos e rezemos todos pela prevenção de tão grandes males e para que a Igreja Católica seja sempre um lugar seguro para todos”, disse o prelado.

No relatório divulgado na semana passada, a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Viseu: Comissão aponta para 14 casos e 10 vítimas de abusos sexuais no seio da Igreja. Desses casos, quatro aconteceram em Viseu.

Os restantes abusos ocorreram nos concelhos de Tabuaço e Armamar (dois casos) e de Lamego, Resende, Cinfães, Castro Daire e Tondela, onde houve um caso. De acordo com o documento, dez vítimas viviam na região de Viseu. Os bispos de Viseu e Lamego foram ouvidos pela Comissão Independente em março e setembro do ano passado, respetivamente.

Já o julgamento do padre de Viseu suspeito de ter aliciado um menor, que ia arrancar na segunda-feira (20 de fevereiro), Greve nos tribunais adia julgamento do padre acusado de aliciar menor em Viseu por causa da greve dos funcionários judiciais, que termina a 15 de março. Luís Miguel Costa está afastado de todas as funções no seio da Igreja e é acusado pelo Ministério Público de um crime de coação sexual agravado, na forma tentada, e outro de aliciamento de menores para fins sexuais.

Na sua homília, o bispo de Viseu apelou à oração pelas vítimas dos abusos e também pelas crianças, adolescentes, jovens, famílias, doentes, pobres, vulneráveis e vítimas de violência doméstica.

Também na eucaristia dedicada a São Teotónio, padroeiro da Diocese de Viseu, D. António Luciano homenageou o seu antecessor, D. Ilídio Leandro, que morreu há três anos. O atual bispo de Viseu agradeceu a Deus “o dom da vida e ministério episcopal” do antigo prelado emérito, que faleceu a 21 de fevereiro de 2020, aos 69 anos. O retrato de D. Ilídio foi colocado na Galeria dos Bispos, na Casa Episcopal.

Numa altura em que também decorre a contagem decrescente para a Jornada Mundial da Juventude, D. António Luciano também pediu a imploração de São Teotónio pelos jovens da Diocese que irão participar no evento que decorrerá de 1 a 6 de agosto, em Lisboa, e que contará com a presença do Papa Francisco.

“Aproveitemos esta oportunidade que Deus está a oferecer à Igreja em Portugal, para empreender um caminho de renovação pela estrada da santidade”, acrescentou o bispo.

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar