IMG_1838 2
Two men sit at a polished wooden conference table in a historic room; one in a suit and the other in a uniform, with a large colorful presentation screen to the left.
AM1
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Line of motorcycles parked in front of a historic municipal building, with riders in white shirts standing beside them on a cobblestone plaza.
Tony-Carreirajpg
5
Home » Notícias » Cultura » Casa antiga transformada em museu de artes e ofícios

Casa antiga transformada em museu de artes e ofícios

pub
 Chuva, trovoada e muitas nuvens esta semana em Viseu
09.03.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Chuva, trovoada e muitas nuvens esta semana em Viseu
09.03.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Casa antiga transformada em museu de artes e ofícios

A Câmara de Santa Comba Dão está a fazer os últimos preparativos para inaugurar o Núcleo Museológico de Artes e Ofícios (NMAO) do município. Nesta altura, está a decorrer a montagem do mobiliário do percurso expositivo do futuro museu.

O novo equipamento cultural fica na Casa dos Arcos, um monumento classificado do século XVII onde também funciona a Biblioteca Municipal e que tem sido alvo de algumas intervenções. O espaço vai receber o acervo etnográfico relacionado com as artes e ofícios tradicionais mais representativos de Santa Comba Dão. Acervo que provém sobretudo de doações.

Além das peças, o museu vai ter também “materiais informativos e audiovisuais” que irão interpretar a história e o passado do concelho e dar a conhecer as artes, ofícios, usos e costumes da região.

A Câmara já requalificou no ano passado a capela da Casa dos Arcos, onde foi restaurada a pintura mural do teto, representativa da Ascensão de Nossa Senhora. Também foram executados trabalhos de refuncionalização do piso térreo da Casa, tendo em vista a “redistribuição espacial para adaptação da área existente” ao NMAO.

A autarquia refere que, com o novo espaço, espera-se que o visitante “saia munido de ferramentas que o tornem capaz de apreender a riqueza do património etnográfico desta região, da paisagem e das suas gentes”.

pub
 Chuva, trovoada e muitas nuvens esta semana em Viseu

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Chuva, trovoada e muitas nuvens esta semana em Viseu

Notícias relacionadas

Procurar