No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O selecionador nacional, Francisco Neto, natural de Mortágua, confessou que não vai ser fácil a missão de escolher as jogadoras que vai levar ao Mundial de futebol que decorrerá em julho, na Austrália e Nova Zelândia.
“Vai ser um momento difícil [definir a convocatória para o mundial]. A seleção AA está cada vez mais competitiva, o que faz com que eu tenha um leque de opções cada vez maior. Isso, para mim, é uma felicidade, mas também me vai trazer algumas noites sem dormir. Esse processo vai requerer muita proximidade, muito acompanhamento, muitos quilómetros”, assumiu.
Francisco Neto falava depois do empate a um golo diante do País de Gales, um jogo particular feito pela seleção portuguesa de futebol feminino. O técnico explicou que o objetivo do estágio – que incluiu jogos com Japão e País de Gales – foi formar “dois onzes completamente diferentes”.
“Queríamos perceber quão competitivos podemos ser, com tantas jogadoras a jogar e a ter tantos minutos. Este foi um estágio muito proveitoso. Como equipa técnica, vamos ter tempo para refletir. Poderíamos ter feito melhor em alguns momentos dos dois jogos, mas isso faz parte do crescimento. Este é o mundial para dar o passo em frente”, vincou.
Deixando uma palavra de apreço aos mais de 11 mil adeptos que assistiram ao jogo, Francisco Neto defendeu que as jogadoras portuguesas “mesmo não jogando sempre bem”, demonstram “entrega e querer” e que tais atitudes levam as pessoas aos estádios.
“As jogadoras são extremamente inteligentes e reconhecem o que nós queremos. Elas trabalham muito bem nos clubes e conseguimos facilmente passar-lhes as ideias nos treinos. No mundial, teremos estruturas alternativas ao nosso sistema em losango”, desvendou o selecionador nacional.
A seleção portuguesa de futebol feminino estreia-se no Mundial no dia 23 de julho contra os Países Baixos na primeira jornada da fase de grupos. Portugal está no grupo E e ainda defrontará Vietname, no dia 27 de julho e Estados Unidos da América, no dia 1 de agosto.