Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Estamos na semana em que o mundo do futebol para as suas competições internas ao mais alto nível para dar lugar ao futebol de Seleções. Os dois clubes profissionais da região de Viseu, Académico e CD Tondela, vão ter ao todo cinco jogadores em representação dos seus países.
De Viseu para o mundo viajaram quatro jogadores: dois para o continente americano e dois para África. Nduwarugira já é um nome assíduo quando se trata da Seleção do Burundi, enquanto Famana Quizera pode-se estrear enquanto representante da Guiné-Bissau. O jogador academista já representou a Seleção portuguesa sub-20 por uma ocasião, tendo optado enquanto sénior pela camisa da nação africana. Ambos os atletas vão disputar a qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2024.
Por seu lado, Jovani Welch e Jeppe Simonsen estão na América onde, respetivamente, vão defender o Panamá e o Haiti. Os dois jogadores foram convocados para jogarem a Liga das Nações da CONCACAF.
O CD Tondela vai ter um atleta a representar o seu país. Yaya Sithole foi selecionado pelo treinador da África do Sul para, à semelhança de Nduwarugira e Quizera, participar da qualificação para a CAN.
A realidade de Académico e CD Tondela para esta pausa para Seleções é distinta. A equipa de Viseu apenas tem marcado um encontro particular com o Cinfães, no próximo domingo. O Desportivo tem um calendário mais competitivo e vai jogar a 2ª eliminatória da Taça da Liga, frente ao Vitória SC, no sábado, encontro que tinha sido adiado em agosto devido à presença da equipa de Guimarães nas competições europeias.