resende
IP3
câmara resende
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Cultura » Teatro Viriato acolhe peça que reflete sobre o abuso sexual das mulheres

Teatro Viriato acolhe peça que reflete sobre o abuso sexual das mulheres

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
22.05.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
22.05.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Teatro Viriato acolhe peça que reflete sobre o abuso sexual das mulheres

O abuso sexual das mulheres, o prazer, a objetificação do corpo feminino, a hipersexualização e a beleza são os temas da peça-instalação “Bu!”, que estreia esta quinta-feira (23 de maio) no Teatro Viriato, em Viseu.

Com apresentações também na sexta (dia 24) e no sábado (dia 25), o espetáculo da artista brasileira Vanessa Garcia mostra em palco uma boneca de olhos expressivos – inspirados na manga (banda desenhada japonesa) – que replica a ideia da mulher perfeita e que está “isenta de defeitos”, refere a sinopse.

A boneca de inteligência artificial é caraterizada como uma acompanhante de luxo “que faz o que precisa ser feito, não reclama, não sente dor, não tem vírus, não tem TPM (tensão pré-menstrual), não discute relação, não possui limites, mas respeita os das outras pessoas”.

Segundo Vanessa Garcia, “Bu!” procura refletir sobre “os estigmas que reduzem as possibilidades de existência da diversidade feminina e aprisionam a sexualidade da mulher de uma maneira comercial e sistematicamente institucionalizada”.

A artista diz que criou a peça para curar-se de todos os abusos que sofreu ao longo da vida, mas não teve coragem de revelar “por ficar paralisada diante deles e também por me sentir culpada”. Além disso, o espetáculo foi concebido como “uma forma irónica de materializar os desejos do patriarcado e do sistema capitalista em uma boneca com inteligência artificial”.

“Bu!” sobe ao palco num cenário digital e interativo, proporcionando uma experiência multimédia e sensorial que mistura teatro, dança, performance, música, artes visuais, projeções, realidade aumentada e tecnologia. O espetáculo estreia na Europa pela mão do Teatro Viriato, que será também o responsável pela circulação europeia da peça.

“Bu!” sobe ao palco às 21h00 desta quinta e sexta-feira e às 17h00 deste sábado.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar