museu aristides de sousa mendes casa do passal foto cm carregal do sal
turismo de portugaç escola de turismo lamego
Elevador_Acessibilidade_Pacos_Concelho_jan2026
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Diário » Ardemente apresenta em Viseu “pontos de vista” sobre seis personalidades

Ardemente apresenta em Viseu “pontos de vista” sobre seis personalidades

Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua
03.06.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua
03.06.24
Fotografia: Jornal do Centro
Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Ardemente apresenta em Viseu “pontos de vista” sobre seis personalidades

A Ardemente apresenta até ao final do ano seis “pontos de vista” sobre figuras tão diversas como as Doce, Almada Negreiros, Marilyn Monroe ou Judy Garland, anunciou hoje a companhia.

A Ardemente aproveitou a expressão POV, da sigla do inglês ‘point of view’, cuja tradução é pontos de vista, “amplamente utilizada” nas redes sociais, para fazer nascer o projeto que coloca “diferentes intervenientes culturais” a criarem uma performance sobre “uma figura ou alguém que tenha sido referência” na sua vida.

A explicação foi dada aos jornalistas pelos mentores e coordenadores do projeto que, também eles, integram o elenco de seis personalidades a criarem a performance como Gabriel Gomes, Roberto Terra e Emanuel Santoz, da Ardemente.

Assim, em 20 de junho os jardins da Casa do Miradouro acolhem a apresentação dos convidados The Cursed Assembley sobre Herculine Barbin, com base em “Os diários de Herculine/Abel Barbin”, editados em 1978.

Em julho (dias 19 e 20), na sede da companhia, Roberto Terra dá o seu “ponto de vista” de Judy Garland, com a apresentação “69”, em que explora a sua vida e morte e “a forma como se relaciona com o movimento de libertação ‘queer’” em todo o mundo.

Vitor Freitas, da Ardemente, vai ao mesmo espaço, na Travessa de São Lázaro, em setembro (27), para “explorar a vida e obra” de Almada Negreiros, a partir do poema “A cena do ódio” com atenção à “multidisciplinaridade como elemento de mudança”.

Em outubro (18), a sede da companhia acolhe “Que-pop?”, de Gabriel Gomes, que encontrou na banda sul coreana Super Pop uma forma de “descobrir e explorar “a sua orientação sexual, assim como a massificação e ocidentalização da cultura pop”.

A convidada Ana Lopes expõe “A smile is the best makeup a girl can wear” na Casa da Ribeira, entre 09 e 30 de novembro, sobre Marilyn Monroe, abordando a endometriose, doença que afeta a fotógrafa e “que se acredita” também teria a atriz.

Emanuel Santoz criou “Vou dar uma volta” em que explora as relações afetivas, com base na que tem com a sua mãe, que foi “muito marcada” pela banda feminina portuguesa das Doce e que será apresentada e, dezembro (13 e 14).

Os espetáculos que têm duas apresentações, esclareceram, “é uma para o público em geral e outra para público escolar”, já que o projeto contou com o Agrupamento de Escolas Grão Vasco e com a Escola Secundária Alves Martins.

Apoiados financeiramente pela Direção-Geral das Artes (DGArtes) e pela Câmara Municipal de Viseu, na apresentação, hoje, contou com a vereadora da Cultura, Leonor Barata, que destacou “a criação, programação e vertente formativa” da companhia Ardemente.

“São pequenos formatos que ocupam uma série de tempo e que multiplicam a oferta e, ao mesmo tempo, trabalham um património comum, como são estes nomes, e que é redistribuído e reanalisado nesta ótica contemporânea”, salientou Leonor Barata.

pub
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua

Notícias relacionadas

Procurar