Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Lifestyle » Uma malga Siza Viera para beber um Pacheca Sousão

Uma malga Siza Viera para beber um Pacheca Sousão

pub
 Uma malga Siza Viera para beber um Pacheca Sousão - Jornal do Centro
21.07.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Uma malga Siza Viera para beber um Pacheca Sousão - Jornal do Centro
21.07.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Uma malga Siza Viera para beber um Pacheca Sousão - Jornal do Centro

É um ícone da cultura portuguesa e agora pode-se usar com a marca Siza Vieira. O arquiteto criou uma malga simples e prática que transforma toda a experiência de beber vinho e que a Quinta da Pacheca envolve num fio de recordações. A peça já está no mercado e foi apresentada na Quinta da Pacheca para acompanhar o Sousão, o vinho da marca que “escorrega bem” com as características da malga.

Poderia ser uma malga bonita e normal, mas tem a marca do génio: “os espaços para colocar os dedos que não a deixam escorregar e perder-se um bom vinho”.
“Muita gente pensará que esta peça é uma decoração. Não gosto dessa ideia. Fundamentalmente, estes furos existem para que seja mais difícil que ela nos caia das mãos”, explicou o próprio Siza Vieira.
É que para o arquiteto, é importante pensar nos aspetos funcionais. “Fazer uma coisa igual ao que já existe não vale a pena. Penso nos aspetos funcionais, a malga tem de se segurar bem. O processo do desenho está na procura da utilidade do objeto. Malgas há milhões. O processo é o mesmo para qualquer objeto ou casa ou espaço público”.

A malga, que alia a tradição às modernidade das linhas, tem um diâmetro de bordo de aproximadamente 15 centímetros e uma altura de sete centímetros. Tal como a criação, a produção foi cuidadosamente tratada. “Tivemos em atenção o uso de biomateriais de forma a manter  as propriedades organolépticas do vinho e a própria malga tem uma ligeira quina para quando se bebe dela o liquido não escorregar para a parte de fora”, contou Paulo Soares, CEO da Villacer, empresa que produziu esta peça.

A ideia de criar uma malga que reinventasse a tradição secular de beber vinho nesta tipo de peça foi um desafio dos proprietários da Quinta da Pacheca que com esta iniciativa reforçam o compromisso da preservação e divulgação do património nacional. “Buscamos incessantemente perpetuar a autenticidade do que é genuinamente português, seja através dos nossos programas de enoturimso, seja em cada iniciativa que fazemos”, salientou Paulo Pereira, sócio da marca.
Para o empresário, a experiência de beber vinho numa malga “ajuda a puxar pelo fio de recordações e é uma forma de nos conectarmos com as tradições ancestrais, proporcionando uma viagem pelas memórias e um vislumbre da rica história portuguesa”.
“É um brinde que fazemos ao que é nosso, juntando uma peça tradicional e o nome maior da nossa criação que é o arquiteto Siza Vieira”, acrescentou Paulo Pereira.

As origens da malga remontam à Idade, altura em que era um objeto obrigatório em qualquer lar. No que ao vinho diz respeito, e graças à amplitude da sua calota, a malga permite uma libertação total dos aromas e, ao mesmo tempo, contemplar as tonalidades que tingem o branco do envidrado.

A malga (14,95 euros) vai estar à venda em algumas garrafeiras de Portugal. A Quinta da Pacheca disponibiliza um conjunto com duas malgas e package da empresa (29,90 euros).

pub
 Uma malga Siza Viera para beber um Pacheca Sousão - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Uma malga Siza Viera para beber um Pacheca Sousão - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar