Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Cultura » Do Douro para o mundo, mulheres de mãos dadas

Do Douro para o mundo, mulheres de mãos dadas

pub
 Do Douro para o mundo, mulheres de mãos dadas - Jornal do Centro
01.09.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Do Douro para o mundo, mulheres de mãos dadas - Jornal do Centro
01.09.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Do Douro para o mundo, mulheres de mãos dadas - Jornal do Centro

O Centro Interpretativo da Mulher Duriense (CIMD) é um espaço de apresentação, discussão e preservação da memória das mulheres da Região do Douro, relacionando-a com outras geografias nacionais e internacionais. Tem já um ano de atividade. Aqui fica a sugestão para uma visita

Aqui não só se trata a consciência histórica da opressão, da violência e do silenciamento a que foram votadas as mulheres ao longo de vários séculos, como também se dá lugar a uma mensagem de esperança perante as vigentes conquistas em relação ao papel atribuído às mulheres em sociedade.

O núcleo expositivo do Centro Interpretativo da Mulher Duriense organiza-se em diferentes experiências visuais e sonoras ilustradas por textos, fotografas de grande escala, filmes de arquivo e entrevistas a várias mulheres durienses que partilharam as suas vivências.

Como nasceu?

O CIMD integra uma ambição antiga do executivo municipal de criar um espaço de mostra e valorização dos produtos endógenos, que se materializou com a inauguração do Núcleo de Valorização e Promoção de Produtos Locais. A 6 de julho de 2023, o emblemático edifício da antiga Adega Cooperativa de Armamar ganhou uma nova vida. Ao mesmo tempo, abriu-se uma porta de Armamar para o Mundo.

Este espaço contemporâneo e diferenciador na região, que integra a Rede de Museus do Douro (MuD), conta com atividades e visitas correntes e é palco de iniciativas de maior dimensão com vista à promoção do debate em torno da igualdade de género e direitos humanos.

𝗗𝗼𝘂𝗿𝗼, 𝗹𝘂𝗴𝗮𝗿 𝗱𝗲 𝘂𝗺 𝗲𝗻𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗳𝗲𝗹𝗶𝘇 para ver até 16 de setembro

A exposição de António Barreto vai estar até dia 16 de setembro no Centro Interpretativo da Mulher Duriense. Apresenta 55 fotografias a cores e a preto-e-branco, capturando a diversidade de pontos de vista e impressões proporcionadas pela região. Com um olhar especial sobre as vinhas, o vinho, o rio, e os socalcos e encostas dos vales do Douro e os seus afluentes, estas imagens contam histórias de encontros e colaborações que moldaram este lugar único.

Há séculos, a Região Duriense foi palco de um encontro feliz entre trabalhadores, lavradores e comerciantes, portugueses e estrangeiros (ingleses, escoceses, holandeses…). Dessa união, nasceu não apenas um grande vinho, mas também uma paisagem de excecional beleza.

Esta exposição é um tributo ao esforço humano, ao cuidado e à disciplina que transformaram a região numa obra-prima natural e histórica. É também um testemunho dos capítulos importantes da história de Portugal e do Douro.

Fonte: Município de Armamar

pub
 Do Douro para o mundo, mulheres de mãos dadas - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Do Douro para o mundo, mulheres de mãos dadas - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar