muv viseu paragem tempo temperaturas sol foto genérica
0902231618442166db184e3619dc6a67a6b21ad752aaff783f6a
Assembleia Municipal Viseu julh 25 1
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

02.07.25

De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…

01.07.25

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25
domingos nascimento tarouca autárquicas
miguel sousa independemte santa comba dão
jose_morgado_presidente_cm_vila_nova_de_paiva-4
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Concelho » Nelas » Câmara de Nelas adere a projeto de reflorestação à base da cortiça

Câmara de Nelas adere a projeto de reflorestação à base da cortiça

Câmara de Nelas assinou um protocolo de colaboração com a associação Quercus e aderiu ao projeto Green Cork, que une a reciclagem de rolhas de cortiças à conservação da natureza

 Câmara de Nelas adere a projeto de reflorestação à base da cortiça - Jornal do Centro
10.09.24
fotografia: Câmara de Nelas
partilhar
 Câmara de Nelas adere a projeto de reflorestação à base da cortiça - Jornal do Centro
10.09.24
Fotografia: Câmara de Nelas
pub
 Câmara de Nelas adere a projeto de reflorestação à base da cortiça - Jornal do Centro

A Câmara de Nelas assinou no último domingo (8 de setembro) um protocolo de colaboração com a associação ambientalista Quercus e aderiu ao projeto Green Cork, que une a reciclagem de rolhas de cortiças à conservação da natureza.

A angariação vai traduzir-se na reflorestação com espécies originais da flora portuguesa. A plantação de árvores será feita no âmbito de programas de sensibilização e educação ambiental do município de Nelas.

O presidente da Câmara, Joaquim Amaral, realçou a importância do projeto ligado à fileira do vinho e da vinha. “Será uma boa aposta na promoção da economia circular, com o envolvimento de produtores, enólogos, escolas, restauração, hotelaria, IPSS’s, Agrupamentos de Escuteiros e comunidade do nosso Coração do Dão”, disse.

O autarca destacou ainda a criação de pontos de recolha públicos, o que reforça a importância do envolvimento da comunidade, e disse esperar que a Quinta da Cerca esteja disponível “em breve” a toda a população e seja recuperada “a ideia de um bosque com floresta autóctone”.

A Quinta da Cerca tem uma área total superior a 350 mil metros quadrados e possui árvores de fruto e mata, um moinho de água e casas de lavoura. No passado, a sua área florestal era dominada por carvalhos e azinheiras, tendo sido preservada um exemplar com centenas de anos. Depois de abandonadas as atividades agrícolas, a quinta foi recentemente fustigada por incêndios.

O coordenador do projeto Green Cork, Pedro Sousa, sublinhou a importância da parceria e destacou que, desde 2008, a Quercus tem promovido a recolha e reciclagem de resíduos de cortiça sem emissões de CO2, em colaboração com várias entidades.

“À medida que se estabelecem novos protocolos, a GreenCork amplia o impacto da sua ação, que atualmente recolhe apenas cerca de 6% do seu potencial. O objetivo é contribuir para um ecossistema mais rico e equilibrado”, disse.

pub
 Câmara de Nelas adere a projeto de reflorestação à base da cortiça - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Câmara de Nelas adere a projeto de reflorestação à base da cortiça - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar