joao azevedo
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
Delegado à mesa de voto consulta a lista de eleitores para a Câmara Municipal do Porto, 12 de outubro de 2025. Decorrem este domingo as eleições autárquicas em Portugal onde mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar. Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Ferrovia: Fernando Ruas espera novidades para comboio em Viseu “num prazo curto”

Ferrovia: Fernando Ruas espera novidades para comboio em Viseu “num prazo curto”

Autarca diz não estar preocupado com o facto governo ter dito que a ligação ferroviária em Trás-os-Montes é uma “prioridade”

Micaela Costa
 Ferrovia: Fernando Ruas espera novidades para comboio em Viseu “num prazo curto”
22.11.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Ferrovia: Fernando Ruas espera novidades para comboio em Viseu “num prazo curto”
22.11.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Ferrovia: Fernando Ruas espera novidades para comboio em Viseu “num prazo curto”

O presidente da Câmara Municipal de Viseu disse que espera novidades sobre a ligação ferroviária Viseu-Salamanca “num prazo curto”. Fernando Ruas afirmou ainda não estar preocupado com o facto de o governo ter dito na última semana que a ligação ferroviária em Trás-os-Montes é uma “prioridade”.

“Isso não altera a posição do governo, nem me preocupa. Não posso dizer façam a nossa e não a deles, porque acho que também é necessária”, disse aos jornalistas no final da reunião de executivo desta quinta-feira (22 de novembro) o também presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.

Recentemente, o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, reuniu com a CIM das Terras de Trás-os-Montes e, segundo a CIM, o governante “assegurou que esta infraestrutura, que ligará os distritos de Bragança e Vila Real, é uma prioridade”.

“Não temo, porque nós não permitíamos. Não há nada que qualquer governante possa dizer que contrarie aquilo que está escrito. E o que está escrito no Plano Ferroviária é a nossa, em todos os documentos europeus, está la o corredor atlântico. Se quiserem fazer o corredor atlântico e mais aquela, nós também achamos que é importante”, frisou.

O regresso do comboio a Viseu, através do corredor atlântico, já levou a encontros ibéricos, um deles que se realizou em Viseu. Questionado se esta prioridade pode atrasar a ligação até Espanha, Fernando Ruas disse que não deixariam que isso acontecesse e lembrou que o corredor atlântico já está no Plano Nacional Ferroviário.

Fernando Ruas espera agora que “num prazo curto sejam dadas novidades sobre a ligação que interessa mais à região, o corredor atlântico”.

“Para já não quero partilhar nada, se eu tivesse poder de decisão partilhava já. Vai ter que haver decisão e alguém vai ter que o divulgar”, disse.

O autarca falou ainda aos jornalistas sobre a ligação Viseu-Coimbra com quatro vias e voltou a referir que quer uma solução para o IP3.

“Se não houver solução para o IP3 tenho o meu problema político resolvido, não estaria cá mais”, disse, reforçando o que já tinha afirmado quando justificou uma decisão sobre a recandidatura ao município de Viseu apenas no primeiro trimestre de 2025.

“Se este Governo lá estiver, tem mesmo de fazer o IP3, com a ligação entre Viseu e Coimbra em quatro vias, que é o que importa, chamem-lhe depois o que quiserem. Este Governo vai ter de apresentar e não pode ser para muito tarde. Tem de apresentar rapidamente esta solução e o compromisso”, afirmou.

Fernando Ruas aproveitou ainda para informar que a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, deverá estar em Viseu no início de dezembro. Entre os assuntos, o autarca espera que esteja o anúncio das obras da barragem de Fagilde.

pub
 Ferrovia: Fernando Ruas espera novidades para comboio em Viseu “num prazo curto”

Outras notícias

pub
 Ferrovia: Fernando Ruas espera novidades para comboio em Viseu “num prazo curto”

Notícias relacionadas

Procurar