Futebol União de Leiria vs Tondela
chamito académico de viseu
aldeia povoa dao
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
all dance
Home » Notícias » Concelho » Tarouca » Recluso perigoso é de Tarouca e foi apanhado a 100 quilómetros de “casa”

Recluso perigoso é de Tarouca e foi apanhado a 100 quilómetros de “casa”

Fernando Ribeiro Ferreira é um dos fugitivos da cadeia de Vale dos Judeus. Natural de Tarouca, de onde saiu ainda muito novo, foi apanhado mais de dois meses depois da fuga numa aldeia de Trás-os-Montes

Micaela Costa
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online
22.11.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online
22.11.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Recluso perigoso é de Tarouca e foi apanhado a 100 quilómetros de “casa”

Depois de “um persistente, complexo e ininterrupto trabalho de investigação e de recolha de informação”, a Polícia Judiciária (PJ) informou esta sexta-feira (22 de novembro) que localizou e recapturou Fernando Ribeiro Ferreira, o recluso, de 61 anos, que estava fugido da cadeia de Vale de Judeus desde 7 de setembro.

Fernando “Careca”, como é conhecido, é natural da freguesia de São João de Tarouca, no concelho de Tarouca, de onde saiu ainda muito jovem, com 13/14 anos. Foi a pouco mais de 100 quilómetros da terra natal, que foi encontrado e detido. Segundo a PJ, estava sozinho numa casa, numa pequena localidade no concelho de Montalegre, na região de Trás-os-Montes.

O foragido ainda “tentou a fuga” quando se apercebeu da presença de elementos das autoridades, “mas não teve qualquer hipótese de sucesso”, informou a PJ durante uma conferência de imprensa, acrescentando que esta operação contou com o apoio da GNR.

Quando foi encontrado, tinha consigo material com “elevado grau de preparação e de cuidado”, desde equipamentos para impedir a interceção das comunicações, armas com silenciador e várias munições e binóculos de visão noturna e longo alcance.

Fernando Ferreira, que vai para a cadeia de alta segurança de Monsanto, em Lisboa, tem uma “extensa carreira criminal” e está, descreve a PJ, “referenciado pela prática de criminalidade especialmente violenta, mas, também, no âmbito da criminalidade altamente organizada, dos quais se destacam os crimes de associação criminosa, homicídio, rapto, roubo à mão armada, tráfico de estupefacientes e detenção de arma proibida”.

O homem foi preso pela primeira vez há mais de 40 anos, em 1980. Quando fugiu em setembro, cumpria uma pena de prisão de 24 anos associada a 11 condenações.

Fernando Ribeiro Ferreira é um dos cinco reclusos que fugiram da cadeia de Vale de Judeus. Além de Fernando Ferreira, a PJ já tinha recapturado Fábio Loureiro, que se encontrava em Marrocos. Resta agora localizar três homens, um da Argentina, Rodolf José Lohrmann, Mark Cameron Roscaleer, do Reino Unido, e Shergili Farjiani, um cidadão da Geórgia.

Governo destaca trabalho das polícias na recaptura de evadido de Vale dos Judeus
Na conferência de imprensa realizada após o Conselho de Ministro, o ministro da Presidência, António Leitão Amaro deixou um agradecimento às autoridades de investigação e aos serviços de segurança pela recaptura de Fernando Ferreira.

“Houve aqui um grande trabalho das forças de segurança. No ciberespaço e no espaço físico há um esforço muito grande, um comprometimento muito grande com o reforço da segurança dos portugueses”, disse.

O ministro da Presidência anunciou ainda que o Governo aprovou esta sexta-feira, para consulta pública, o plano de combate ao tráfico de seres humanos e do regime de cibersegurança.

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online

Outras notícias

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online

Notícias relacionadas

Procurar