IP3
bombeiros voluntários de viseu cidade
Futebol União de Leiria vs Tondela
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
all dance
Home » Notícias » Diário » Dos ex-trabalhadores da Urgeiriça ao Museu Aristides de Sousa Mendes, as propostas de alteração ao Orçamento de Estado

Dos ex-trabalhadores da Urgeiriça ao Museu Aristides de Sousa Mendes, as propostas de alteração ao Orçamento de Estado

O que pedem os deputados para o distrito de Viseu? Alterações ao Orçamento de Estado englobam antigas aspirações e projetos, como as barragens, que depois de abandonados podem, afinal, ser concretizados

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online
23.11.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online
23.11.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Dos ex-trabalhadores da Urgeiriça ao Museu Aristides de Sousa Mendes, as propostas de alteração ao Orçamento de Estado

A transferência de 1,5 milhões de euros para o município de Carregal do Sal a título de reembolso de despesas já efetuadas com o Museu Aristides de Sousa Mendes é uma das propostas de alteração/aditamento ao Orçamento do Estado (OE) para 2025. A proposta chega da bancada do PSD, mas também do Bloco de Esquerda e do PCP. 

De acordo, por exemplo, com a justificação do Partido Comunista, no Orçamento de Estado de 2022, o Governo ficou incumbido de efetuar as alterações orçamentais necessárias para efetivar a comparticipação nacional da requalificação e musealização da Casa do Passal – Museu Aristides de Sousa Mendes.

Acontece que até hoje o Governo não cumpriu o previsto, tendo sido a autarquia de Carregal do Sal a assumir o financiamento necessário para o projeto que abriu em julho deste ano. 

A proposta dos partidos passa pela autorização do ministro das Finanças em incluir esta verba no Orçamento de Estado “a título de reembolso das despesas efetuadas”, como reforça o PSD. “Com esta proposta, pretendemos que no decurso do próximo ano, o Governo, articulando com a Fundação Aristides de Sousa Mendes e com o Município de Carregal do Sal, proceda à transferência”, lê-se na justificação do grupo parlamentar social-democrata e que aguarda aprovação na Comissão.

A Casa do Passal, convertida no Museu Aristides de Sousa Mendes no passado mês de julho com o objetivo de divulgar o ato de consciência de Aristides de Sousa Mendes (salvar da morte milhares de judeus), foi classificada em 2011 como Monumento Nacional, dada a sua relevância em termos arquitetónicos, científicos e cultural.

Ex-trabalhadores das Minas da Urgeiriça

São várias as propostas específicas para o distrito de Viseu pelos partidos com assento na Assembleia da República e várias transversais que abordam a questão do interior. 

O Bloco de Esquerda propõe, como aditamento ao Orçamento de Estado, medidas de proteção e de reconhecimento aos ex-trabalhadores da Mina da Urgeiriça (Nelas) e aos seus familiares e que devem ser implementadas em 2025. Entre elas: a realização de um novo estudo epidemiológico que, além da recolha de elementos estatísticos, estabeleça o acompanhamento em saúde, e o alargamento do regime de indemnizações aos familiares de ex-trabalhadores da Empresa Nacional de Urânio em virtude de doenças e falecimentos relacionadas indiretamente com a atividade mineira.

As medidas a desenvolver devem ainda garantir a descontaminação e recuperação total das habitações e logradouros da Urgeiriça face à contaminação radioativa e por radão, assim como assegurar a remoção das reservas de stock de concentrado de óxido de urânio ainda existentes na antiga Zona Industrial da Urgeiriça.

É também proposta dos bloquistas a criação do Memorial às Vítimas da Radioatividade na Urgeiriça e, em articulação com a autarquia local, a criação do Museu Mineiro da Urgeiriça.

Hospital de Abraveses transformado em Unidade de Cuidados Continuados

Já o PCP, acrescenta à proposta do Orçamento a reconversão do Hospital Psiquiátrico num serviço público de cuidados continuados e paliativos e que em 2025 o Governo dê início a este procedimento.

Para os comunistas, com a construção da Unidade de Psiquiatria na Unidade Local de Saúde Dão-Lafões, os serviços do Hospital Psiquiátrico de Abraveses vão ser esvaziados e a reconversão não apenas colmatará as graves insuficiências de resposta a estes cuidados na região como reaproveitará um edifício que de outro modo ficará ao abandono.

O grupo parlamentar pede ainda que durante o próximo ano o Governo inicie os procedimentos para a construção do IC37 que liga Viseu, Nelas e Seia, assim como para as barragens de regadio em Moimenta da Beira e Armamar. Outra das proposta passa pela requalificação e duplicação do IP3, sem “qualquer tipo” de portagens. 

Faculdade de Medicina

O grupo parlamentar do Chega, que elegeu dois deputados pelo círculo de Viseu, pede para que o Governo procede ao início de estudos e diligências necessárias para a criação de uma Faculdade de Medicina em Viseu. Para os deputados, aliada à “crise inegável no setor da saúde”, há a necessidade de formar mais recursos humanos. 

“Em 1998, António Guterres decidiu criar duas Faculdades de Medicina no nosso país. Na época, Viseu mobilizou-se para apresentar uma candidatura, através da Assembleia Municipal e da Câmara. No entanto, as influências de José Sócrates e de outros governantes em favor da Covilhã fizeram com que a candidatura de Viseu fosse preterida. Mesmo com um forte investimento do Instituto Piaget para a criação de uma faculdade de medicina neste município, não se chegou a avançar com o projeto pela oposição do Governo vigente na época”, recordam os parlamentares na nota justificativa.

Ainda este ano, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou a criação de dois novos cursos de medicina, nas Universidades de Évora e de Trás-os-Montes e Alto Douro, para fazer face à escassez de profissionais de saúde no SNS.

“Ora, esta falta de compromisso que acompanha o atual e os anteriores Governos é injusta e carece de uma urgente correção, que a presente proposta de aditamento, visa resolver, com a criação de uma Faculdade de Medicina em Viseu”, pode-se ler na nota justificativa.

Mais propostas

Numa análise exaustiva às propostas, há muitas que não sendo específicas para o distrito de Viseu são transversais à região. É o exemplo da proposta do PS para que o Governo continue com a implementação do Programa de Valorização do Interior ou a proposta do Livre para a criação de um projeto-piloto num território de baixa densidade populacional para fomento da mobilidade flexível e a pedido e que responda à necessidade transporte escolar, elétrico e ecológico. 

Já o PAN, tal como outros partidos, pede que o Governo, em articulação com os órgãos de imprensa local e regional, cria um programa de apoio à transição digital para os órgãos de comunicação social local e regional.

Os partidos com assento parlamentar entregaram mais de 2 100 propostas de alteração ao Orçamento do Estado. No todo, o Chega apresentou 639 propostas, o PCP entregou 517, o Bloco de Esquerda entregou 302, o Livre submeteu 264 e o PAN apresentou 238.

Segue-se a Iniciativa Liberal, com 81, o PSD com 76, o CDS com 75 e o PS com 44.

As votações na especialidade arrancaram na esta sexta-feira (22 de novembro), culminando na votação final global do documento a 29 de novembro. 

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online

Outras notícias

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online

Notícias relacionadas

Procurar