No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Os funcionários da Câmara Municipal de Mangualde foram surpreendidos no início desta semana quando se depararam com uma caixa com oito cães, com idades estimadas entre dois meses e meio e três meses, abandonada à porta do edifício. Este incidente trouxe à tona a persistente questão do abandono de animais.
O caso foi reportado à GRUMAPA, uma associação local de proteção animal, que acolheu os cães. Em entrevista, Ana Isabel, da GRUMAPA, explicou: “Durante a madrugada teriam deixado uma caixa com oito cachorros à porta da Câmara Municipal”.
Dos oito cães, dois já têm famílias confirmadas e outros dois estão em processo de adoção. Segundo Ana Isabel, o apoio da Câmara de Mangualde é a verdadeira causa da adoção desta ninhada, dado que a autarquia compromete-se a cobrir os custos da primeira desparasitação, vacinação, colocação de chip e esterilização (quando os animais atingirem seis meses de idade). “Daqueles oito, a Câmara está a oferecer a esterilização, as vacinas e o chip, e nós enquanto associação não temos como fazer isso com os restantes. Por isso é que destes já temos famílias adotivas e dos outros não”.
Abandono e adoção
A associação, que atualmente tem sob responsabilidade mais de 60 cães adultos e 17 cachorros, enfrenta dificuldades em gerir os custos crescentes. “O dinheiro que vem da Câmara é para mantermos os custos veterinários, desparasitar os cães e alimentá-los. Só em ração, são cerca de 10 toneladas por ano”, destacou Ana Isabel.
O vereador Rui Costa, da Câmara Municipal de Mangualde, também comentou o caso, e afirma que a autarquia está a trabalhar para sensibilizar a população sobre a adoção responsável.
De acordo com dados do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), o distrito de Viseu recolheu 1.757 animais em 2023, dos quais 1.600 foram adotados. No entanto, os números no concelho de Viseu mostram que nem sempre as adoções acompanham as recolhas: dos 698 animais abandonados e recolhidos, apenas 306 encontraram um lar.
Campanhas e a sua suspensão
Apesar do aumento do número de adoções nos últimos anos, o abandono animal continua a ser uma preocupação. A GRUMAPA, como outras associações, suspende as campanhas de adoção no período de Natal (entre 15 e 30 de dezembro). “Os cães não são prendas. Quem quer adotar um cão deve estar ciente da responsabilidade”, reforça Ana Isabel.
A época pós-Natal e o verão são apontados como os períodos mais críticos para abandonos. Durante as férias de verão, muitas famílias não sabem o que fazer com os animais e optam por deixá-los para trás.
Os interessados em adotar os cachorros abandonados em Mangualde podem contactar a GRUMAPA através do email geral@grumapa.com. A associação alerta para a importância de adotar com consciência.