De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…
Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…
No quinto episódio do podcast Entre Portas, uma produção da Remax Dinâmica…
Os apicultores de Mangualde estiveram reunidos na segunda edição do Api Days, que decorreu recentemente e já é considerado pela organização como “um dos maiores eventos dedicados ao setor apícola a nível regional”.
Promovida pela Renascer Refloresta – Cooperativa Agro-Silvícola de Mangualde, o evento destacou-se “pela troca de conhecimentos, parcerias estratégicas e valorização do papel da apicultura na economia sustentável”, sublinha a entidade. Segundo a cooperativa organizadora, os apicultores reivindicaram no encontro uma maior simplificação dos processos burocráticos por parte do Ministério da Agricultura, para facilitar o acesso aos apoios.
O ministro da pasta, José Manuel Fernandes, também foi elogiado pelo aumento dos subsídios ao setor e pelas ações tomadas depois dos incêndios de setembro que afetaram o concelho. O presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida, participou no evento, representando a autarquia que apoiou a iniciativa.
Além dos apicultores e de outras entidades e empresas, o evento juntou como palestrantes representantes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, do Instituto Português de Administração de Marketing do Porto e de laboratórios especializados.
Em comunicado, a Renascer Refloresta – que junta mais de 500 cooperadores responsáveis por 20 mil colmeias – diz que reafirmou o compromisso com os setores apícola, florestal e agrícola e destaca os avanços no apoio técnico, geração de emprego qualificado e formação especializada como o recém-aprovado Centro de Formação Modular, cofinanciado pelos fundos europeus através do programa Pessoas 2030.
A cooperativa reforça ainda “a importância da colaboração entre instituições, governos e a comunidade para superar desafios e garantir o desenvolvimento sustentável”, remata.