Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Concelho » Mangualde » Água: PS Mangualde acusa ministra do Ambiente de encenar interesse em ouvir autarcas

Água: PS Mangualde acusa ministra do Ambiente de encenar interesse em ouvir autarcas

Concelhia de Mangualde diz que ministra fingiu que mostrava abertura ao parecer dos municípios. PS acusa ainda o Governo de ter feito os anúncios antes do período definido para que os autarcas se pronunciassem, o que só aconteceu na terça-feira

Micaela Costa
 Água: PS Mangualde acusa ministra do Ambiente de encenar interesse em ouvir autarcas - Jornal do Centro
13.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Água: PS Mangualde acusa ministra do Ambiente de encenar interesse em ouvir autarcas - Jornal do Centro
13.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Água: PS Mangualde acusa ministra do Ambiente de encenar interesse em ouvir autarcas - Jornal do Centro

A concelhia do Partido Socialista de Mangualde acusa a ministra do Ambiente e Energia de encenar ter interesse em ouvir os autarcas sobre a adesão ao sistema de abastecimento da Águas Douro e Paiva. Os socialistas dizem mesmo que a governante fingiu que mostrava abertura ao parecer dos municípios.

“A sra. ministra do Ambiente e Energia jamais desejou receber qualquer contributo dos legítimos representantes dos mangualdenses (…) encenou a vontade de ouvir os legítimos representantes dos munícipes abastecidos pela água da Barragem de Fagilde, quando há muito que já tinha consolidado a intenção de entregar o Sistema da Barragem de Fagilde ao Grupo Águas de Portugal, nomeadamente às Águas do Douro e Paiva”, referem em comunicado.

Para os socialistas, a governante “fê-lo conscientemente, fingindo que mostrava abertura ao parecer dos municípios, quando unilateralmente já tinha feito incluir a sua intenção de entregar a nossa água às Águas do Douro e Paiva na Estratégia Nacional para a Gestão da Água”.

O projeto “Água que une” foi apresentado por Luís Montenegro, em Coimbra, no passado domingo (9 de março), depois de aprovado um decreto-lei para que alguns municípios do distrito de Viseu integrem a empresa Águas do Douro e Paiva, nomeadamente Mangualde, Viseu, Penalva do Castelo e Nelas.

O PS de Mangualde aponta ainda o dedo ao Governo por ter feito os anúncios antes do período definido para que os autarcas se pronunciassem, o que só aconteceu na terça-feira (11 de março).

Numa análise ao documento, os socialistas entendem que “torna-se claro que o Governo quer passar a Barragem de Fagilde, hoje do Estado Português através da Agência Português do Ambiente, para as mãos das Águas de Portugal”.

“O Governo quer retirar a gestão da água feita nos municípios e próxima dos seus habitantes, para a colocar num qualquer gabinete na Área Metropolitana do Porto. O Governo e a Sra. Ministra do Ambiente de Energia, que nunca quiseram auscultar a Câmara Municipal de Mangualde sobre o projeto detalhado da Nova Barragem de Fagilde, apenas se preocupou em ouvir a Câmara Municipal de Viseu”.

A concelhia lamenta ainda que este “negócio” vai obrigar ao “aumento do tarifário da água doméstica e, assim, fazer com que sejam os consumidores a pagar as obras, oferecendo às Águas do Douro e Paiva os lucros que daí advirão e isto durante décadas”.

Os socialistas recordam ainda que em setembro do último ano, a Assembleia Municipal de Mangualde “votou por unanimidade uma moção na qual se congratulava com o anúncio há muito esperado da construção da Nova Barragem de Fagilde, mas na qual se declarava que esta não poderia condicionar o Município de Mangualde na opção de adesão a qualquer modelo de gestão”.

A moção proposta pela bancada do Partido Socialista foi aprovada por unanimidade com os votos do PSD- CDS e do CHEGA.

O presidente da Câmara de Mangualde já se tinha lamentado a “conduta do Governo”, falando mesmo em desrespeito pelos municípios, já que Mangualde mostrou-se sempre contra esta solução.

O autarca admitiu mesmo recorrer aos tribunais para impedir o alargamento do sistema de água e afirmou que vai solicitar uma audiência ao Presidente da República.

pub
 Água: PS Mangualde acusa ministra do Ambiente de encenar interesse em ouvir autarcas - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Água: PS Mangualde acusa ministra do Ambiente de encenar interesse em ouvir autarcas - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar