hospital de viseu 2
Screenshot
peça teatro gémeos
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Concelho » Viseu » EUNICE: representantes do ensino superior de dez países reunidos em Viseu

EUNICE: representantes do ensino superior de dez países reunidos em Viseu

A universidade digital foi criada em 2020 pela União Europeia, e engloba institutos universitários e politécnicos localizados em cidades de média dimensão. Assembleia Geral reuniu ontem no IPV e representantes estiveram hoje nos paços do concelho do município

Diogo Paredes
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
02.04.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
02.04.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 EUNICE: representantes do ensino superior de dez países reunidos em Viseu

Esta quarta-feira, o município de Viseu recebeu os reitores e representantes das várias universidades e institutos politécnicos que compõem a EUNICE – European University for Customized Education. A receção foi feita pelo presidente da câmara de Viseu, Fernando Ruas, assim como pelo presidente do Instituto Politécnico de Viseu, José Costa.

A universidade digital foi criada em 2020 pela União Europeia, e engloba institutos universitários e politécnicos localizados em cidades de média dimensão. Atualmente, a EUNICE é composta por instituições de Espanha, Alemanha, Itália, França, Suécia, Bélgica, Grécia, Polónia e Portugal – o nosso país é representado na EUNICE pelo Instituto Politécnico de Viseu.

Esta terça-feira, o instituto viseense acolheu uma assembleia geral da EUNICE, que juntou reitores e representantes de dez instituições de ensino diferentes. “Ser palco deste evento reforça a nossa posição como um parceiro estratégico na construção de uma comunidade académica mais robusta, integrada e dinâmica”, afirmou José Costa, em comunicado. “É uma oportunidade para demonstrarmos a qualidade do nosso ensino, investigação e capacidade organizativa”, acrescentou.

O evento desta quarta-feira teve lugar no salão nobre da Câmara Municipal de Viseu, onde estiveram presentes o líder do executivo viseense, o presidente do IPV e a vereadora responsável pelo Ensino Superior, Leonor Barata. Na reunião, Fernando Ruas aproveitou para destacar alguns pormenores relativos à cidade de Viseu.

“Estamos numa cidade que tem 2.500 anos de história e que tem, curiosamente, mais de 900 anos, mais propriamente 901 anos, isto enquanto comunidade que trata do seu destino”, começou por explicar o líder viseense, acompanhado de um tradutor para comunicar com os diversos reitores e representantes internacionais. “Somos mais antigos do que o país, porque quando ainda não havia Portugal, já existia Viseu como cidade, digamos, a tratar do seu destino”, disse ainda. O presidente da Câmara aproveitou o momento para abordar uma hipótese que tem sido debatida pela academia durante os últimos anos: “temos razões para acreditar que o primeiro rei nascei aqui”, afirmou Fernando Ruas sobre o nascimento de D. Afonso Henriques.

“Mas quero dizer-vos que se trata de uma cidade que na hierarquia das cidades portuguesas, está localizada na ‘média alta’ da lista das cidades nacionais e temos razões para estar satisfeitos com o trabalho que desenvolvemos”, disse. Fernando Ruas lembrou as três vezes em que Viseu ganhou o diploma de melhor cidade portuguesa para viver, assim como a distinção de destino gastronómico nacional e a escolha, no ano passado, como cidade europeia do desporto.

“Curiosamente, também o professor Carlos Moreno, professor da Universidade de Sorbonne, há não muitos anos arranjou um curioso modelo de desenvolvimento, a chamada cidade dos 15 minutos”, disse o autarca. “Ele definiu dez mil cidades a nível mundial e ele escolheu dez cidades em Portugal, com Viseu em primeiro lugar. Portanto, é esta a cidade que vos recebe”, concluiu.

Após a reunião nos paços do concelho, os reitores e representantes das universidades e politécnicos foram acompanhados ao longo de um percurso pelo centro histórico de Viseu, que terminou na Sé.

A EUNICE permite aos alunos inscritos nos institutos universitários e politécnicos integrantes do projeto inscreverem-se em cursos online. Atualmente, a maioria dos cursos é lecionado no formato online ou híbrido, com foco em cursos digitais intensivos e cursos de verão.

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar