vouzela
Medical training session: students in white coats treat a seated man wearing a yellow safety vest while a supervisor stands nearby in a white coat.
Group of nurses and caregivers pose with an elderly woman in a wheelchair in front of pink '100' balloons and gold streamer backdrop, celebrating a milestone.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Line of motorcycles parked in front of a historic municipal building, with riders in white shirts standing beside them on a cobblestone plaza.
Tony-Carreirajpg
5
Home » Notícias » Colunistas » A Educação de um concelho não se gere por números

A Educação de um concelho não se gere por números

 A pocilga do Futebol em Portugal no seu melhor
14.03.25
partilhar
 A Educação de um concelho não se gere por números

por
Rui Cardoso

Um estudo do EDULOG, vem esta semana passar a informação de que o número de professores existentes está a ser mal gerido pelas escolas e pelo Ministério da Educação. A Educação de um país não se gere por números.

É um atentado contra a igualdade de oportunidades e equidade.

As escolas com turmas com até 15 alunos, embora esteja omisso no relatório, encontram-se no interior do país. No nosso concelho ainda existem algumas. Será justo fechar essas turmas/escolas, deslocar as crianças e “matar” essas aldeias?

O estudo peca por não analisar todas as variantes sociais. Uma criança que tenha que se deslocar para fora do seu ambiente “familiar” para frequentar uma escola, terá o mesmo rendimento escolar?

Num país onde os políticos andam sempre aos zigzags no que diz respeito ao número máximo e mínimo de alunos por turma, vem-se agora culpar a gestão do pessoal docente para encerrar escolas. 

Não me parece que fechar uma escola de 1.º ciclo, no interior do país, vá adiantar alguma coisa para colocar um professor do ensino secundário no Algarve.

O estudo parece-me demasiado simplista e básico para ser levado a sério. Parece-me mais com um puxão de orelhas ao governo e um piscar de olho a vir a puxar as orelhas às autarquias num futuro próximo, por um problema do qual as mesmas não têm culpa nenhuma.

 A pocilga do Futebol em Portugal no seu melhor

Jornal do Centro

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 A pocilga do Futebol em Portugal no seu melhor

Colunistas

Procurar