No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Os museus podem abrir portas já esta segunda-feira (5 de abril) e agora que pode usufruir da história, fique a conhecer um pouco de quem somos e de onde viemos. Nesta proposta, uma viagem em Viseu pela arqueologia e pela religião. O património material e imaterial que definem a identidade de uma região.
Coleção Arqueológica José Coelho
A Casa do Miradouro, um dos mais notáveis edifícios históricos da cidade de Viseu, é datada do século XVI e alberga o espólio arqueológico de José Coelho, ilustre intelectual viseense do séc. XX. A exposição “José Coelho: A Paixão pelo Passado” revela o importante legado de um dos precursores da arqueologia da região de Viseu. Com uma forte componente pedagógica, a exposição privilegia um conjunto de peças que são ícones da nossa história regional. Tenham resultado das suas explorações, ou oferecidas por colegas ou alunos, as peças mostram essencialmente o cuidado e o carinho que José Coelho tinha com todas elas, pois sabia que estas eram apenas parte de um vasto puzzle que tentava reconstituir.A Coleção Arqueológica José Coelho faz parte do Polo Arqueológico de Viseu
Tesouro da Sé
Constituído em 1942, o Museu Tesouro da Sé revela um magnífico conjunto de peças que as vivências centenárias da catedral reuniram. Neste museu podemos fazer uma viagem com mais de 900 anos de história. Venha maravilhar-se com o soberbo evangeliário do séc. XII, as preciosas arquetas-relicário medievais de Limoges, a deslumbrante custódia em ouro de D. Miguel da Silva. Venha também percorrer o Passeio dos Cónegos e emocionar-se com as vista sobre o centro histórico.