joana gomes martins
IP3 santa comba dão
gnr_isolamento_idosos_-10
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinhos adega vila nova tazem
palacio do gelo natal 2 1
Moimenta com Sabor_Maçã2024
Home » Notícias » Diário » Academia STEM de Mangualde apresentada no Algarve

Academia STEM de Mangualde apresentada no Algarve

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”
13.09.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”
13.09.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Academia STEM de Mangualde apresentada no Algarve

A Academia STEM Mangualde participou recentemente no evento “ALGARMAT 22 – Inovação e o Digital na Aprendizagem da Matemática”, que decorreu em São Bartolomeu de Messines e foi organizada pelo núcleo do Algarve da Associação de Professores de Matemática.

Uma nota divulgada pela Câmara local, que promove a iniciativa, revela que foram apresentadas as atividades da academia numa sessão que juntou alguns docentes do concelho.

As professoras Cristina Ligeiro, Filomena Monteiro e Paula Loureiro, do Agrupamento de Escolas de Mangualde, e o consultor externo João Fernandes dinamizaram uma sessão plenária “na qual apresentaram o modelo organizacional e de trabalho” da academia, “bem como alguns exemplos de atividades já implementadas, do pré-escolar ao 9.º ano de escolaridade”.

Entre as atividades apresentadas, esteve em destaque o projeto “À descoberta dos fundos oceânicos”, desenvolvido para o 7.º ano e que recorre a diversas ferramentas digitais como o Google Earth e o Geogebra para fazer com que os alunos adquiram conhecimentos de Matemática, Físico-Química e Ciências Naturais.

Nessa atividade, os alunos organizam-se em grupos de trabalho colaborativo para resolver o problema proposto. “Esta atividade procura atender à aprendizagem centrada no aluno, que se objetivou, também, através do recurso à metodologia de desempenho de papéis/debate em torno de uma questão-problema”, explica o município.

As professoras participantes destacaram ainda a forma como a Academia desenvolve e planifica as atividades, os documentos colaborativos de trabalho utilizados e os recursos digitais e tecnológicos inovadores “mobilizados na preparação de contextos de aprendizagem diferenciadores”.

As mesmas docentes destacaram ainda o apoio no trabalho de desenvolvimento curricular e salientaram “a importância da formação e reflexão contínua que têm vindo a realizar no âmbito da Academia STEM, com o intuito de melhorar as aprendizagens dos alunos e a sua motivação para a escola”.

“Numa apresentação de quase duas horas, o feedback da plateia revelou-se bastante positivo. Em vários momentos da exposição, foi notória a forma como os participantes se identificaram com alguns dos problemas sentidos, e também com as soluções que foram encontradas pela Academia, nomeadamente, ao nível da articulação curricular horizontal e vertical conseguida nas três disciplinas STEM, para todo o 3.º ciclo”, afirmou o município de Mangualde.

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”

Outras notícias

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”

Notícias relacionadas

Procurar