O Académico de Viseu vai continuar a jogar em “casa emprestada”, no Estádio Municipal de Aveiro, pelo menos até ao final desta época desportiva, mas já pode regressar ao Fontelo para a realização de treinos.
As obras de requalificação do recinto desportivo estão a decorrer mas continuam atrasadas, como explicou ao Jornal do Centro o vereador do desporto no município, Pedro Ribeiro.
“Em termos de treinos já podem começar a fazer testes, até para ver o comportamento do próprio relvado a uma carga inicialmente mais pequena, mas depois maior em termos de treinos”, frisou.
O responsável disse ainda que “uma vez que para os treinos não é necessária a iluminação”, o Académico pode assim regressar a “casa” pelo menos para a preparação dos jogos.
“Estamos a combinar já para o decorrer desta semana, ou na próxima, para fazermos testes e já estamos em contacto com a SAD para que isso aconteça”, destacou Pedro Ribeiro.
Ainda que as obras estejam atrasadas, o Estádio Municipal do Fontelo irá ser palco, já no próximo mês de março, de uma competição desportiva. O vereador do desporto da autarquia recusou-se a confirmar qual o evento, mas o Jornal do Centro sabe que deverá tratar-se dos jogos de apuramento das seleções nacionais de sub-17 masculina e feminina, para o próximo Campeonato da Europa.
“Não se desperdiçará uma oportunidade para a parte hoteleira, restauração e turismo se nós temos essa oportunidade de dinamizar a cidade num evento que poderá ter bastante relevância, mas preferia que fosse o presidente a fazer esse anúncio”, disse.
A requalificação do relvado do Fontelo está pronta, mas a construção da nova pista de atletismo e as zonas para as outras modalidades ainda está atrasada.
Pedro Ribeiro recusa apontar uma data para o final da intervenção no estádio, devido à falta de mão de obra e de materiais. Mas, mesmo que as obras terminem, o Académico só poderá voltar a jogar no Fontelo quando a iluminação for colocada. Pedro Ribeiro explicou que esse problema já está a ser tratado.
“Esse reforço de iluminação está previsto já pelo município, o projeto está feito, está entregue para licenciamento e, a partir do licenciamento, entraremos em fase de concurso e depois em fase de obra”, frisou.
O responsável disse ainda que “tem havido uma atitude muito construtiva entre autarquia e a SAD do Académico” para que possam resolver, em conjunto, o problema da iluminação.
“Esperemos que [fique resolvido] a tempo de na próxima época estar em condições para ser homologado para jogos da Primeira e Segunda Liga”, acrescentou.
Os balneários também já foram alvo de intervenção, numa outra empreitada, assim como os camarotes. “O município fez uma intervenção ao nível dos camarotes, melhorando o conforto, as caixilharias e portas. Nos balneários foram melhoradas as canalizações, foram colocados chuveiros com temporizador e procedeu-se ao revestimento de toda essa área. Há uma terceira fase que está em curso, que passa por dotar uma parte do estádio com arrecadações para os clubes de atletismo guardarem os materiais”, finalizou.
As obras de requalificação do Estádio do Fontelo estão orçadas em 1,4 milhões de euros, já o reforço da iluminação deverá custar 600 mil euros aos cofres municipais.
A autarquia também intervencionou a zona envolvente ao estádio. “Um dos acessos da Rua Anacleto Pinto está terminado, o outro, a continuação da rua, está em trabalhos e estará regularizado daqui a um mês”, disse.