5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Desporto » Académico: Só por duas vezes estava melhor à 14ª jornada. Numa ficou em 3º lugar da Segunda Liga

Académico: Só por duas vezes estava melhor à 14ª jornada. Numa ficou em 3º lugar da Segunda Liga

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
05.01.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
05.01.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Académico: Só por duas vezes estava melhor à 14ª jornada. Numa ficou em 3º lugar da Segunda Liga

De vitória em vitória, ou de não derrota em não derrota, o Académico de Viseu foi nos últimos meses galgando terreno na tabela classificativa da Segunda Liga. Uma equipa que, nos primeiros seis jogos, ganha três pontos em 18 possíveis, parecia destinada à luta que tem vindo a travar na maioria das presenças no segundo escalão: a manutenção.

Só que, com a chegada de Jorge Costa, que até perdeu o primeiro jogo à frente do Académico, a história mudou. No campeonato, o Académico não perde há praticamente quatro meses. Do último lugar, à passagem da sexta jornada, o Académico está agora em quarto lugar com os mesmos pontos do terceiro colocado, o Estrela da Amadora. Passou de três pontos em setembro para os atuais 23 pontos.

Olhando para os últimos campeonatos, é preciso recuar até à época de 1995/1996 ou, mais recentemente, à temporada de 2017/2018 para encontrar uma melhor pontuação do Académico de Viseu. E já agora, uma melhor classificação.

Decorridas 14 jornadas da Segunda Divisão de 1995/1996, o Académico treinado por João Cavaleiro, estava em terceiro lugar, com 27 pontos. À 14ª ronda do campeonato, o Académico ganhou oito jogos, empatou três e perdeu outros três. O campeão da Segunda Liga nesse ano foi o Rio Ave. Nessa edição do campeonato, Zé de Angola foi o melhor marcador do Académico de Viseu com 8 golos. Chiquinho Carlos apontou 5 golos dos academistas.

Anos mais tarde, 12 épocas depois, o Académico viria a superar esta marca. É, até agora, a melhor classificação dos viseenses à passagem da 14ª jornada. Foi com Manuel Cajuda que o Académico alcançou o terceiro lugar no final desse campeonato. Os academistas foram nessa temporada treinados por dois técnicos. Chaló aguentou-se no cargo até à derrota caseira por 1-3 diante do Arouca. Seguiu-se Cajuda.

Mas foi Chaló quem levou os academistas ao topo da classificação à passagem da 14ª jornada. O Académico somava nessa fase 28 pontos, tendo vencido 8 dos 14 jogos que fez. Consentiu quatro empates e sofreu duas derrotas durante esse percurso. O clube viseense liderava no final da ronda 14.

A esperança instalava-se em Viseu, mas a temporada acabaria por saber a pouco já que o Académico apenas conseguiu o terceiro lugar ao fim das 38 jornadas do campeonato. Subiram Nacional e Santa Clara de forma direta. Na época não havia play-off e o Académico ficou a dois pontos da subida.

Agora, na edição de 2022/2023 da Segunda Liga, o Académico está em quarto lugar do campeonato. Os viseenses conquistaram até este momento 23 pontos. Com Jorge Costa ao leme, o Académico não sabe o que é perder há oito jogos. E há outro dado relevante. O Académico marcou 26 golos em 14 jogos do campeonato. Não há registo nos últimos anos de algo assim.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar