No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Académico de Viseu e Tondela jogam este sábado no Estádio do Fontelo. Algo que não acontece há sete anos. Foi a 17 de fevereiro de 2015 quando, na Segunda Liga, os dois clubes se encontraram no Estádio Municipal viseense. Nesse jogo, o Académico venceu: marcou Luisinho de grande penalidade, aos 49 minutos. No jogo da primeira mão, em Tondela, houve empate a um golo: para os tondelenses marcou Tozé Marreco, o agora treinador dos auriverdes, para os academistas marcou Tiago Almeida.
No histórico, Académico e Tondela já se encontraram 37 vezes. A vitória sorriu por 23 ocasiões ao Académico, houve seis triunfos do Tondela e oito empates. Se olharmos concretamente para as competições, o Académico nunca perdeu com o Tondela na Segunda Liga: nem em Viseu, nem em Tondela. Neste escalão, com quatro jogos realizados, o saldo é de duas vitórias para o Académico e dois empates.
Com muitos jogos realizados entre as duas formações tanto na Terceira Liga, como, sobretudo, nos campeonatos regionais, o Académico marcou mais do dobro dos golos do Tondela. Aos auriverdes, os academistas apontaram 104 golos, o Tondela marcou 49 golos ao Académico.
A maior vitória dos tondelenses remete-nos para a época de 1941/1942. No campeonato da 1ª Divisão distrital, a jogar em casa, o Tondela bateu o Académico por 9-2. De resto, só por uma vez o Tondela ganhou em Viseu, nos 18 jogos feitos pelos dois clubes com o Académico a jogar em casa. Foi precisamente nessa época de 1941/1942: o Tondela venceu por 4-2 os academistas.
O triunfo mais expressivo do Académico sobre o Tondela foi na época de 1958/1959 quando os viseenses venceram os tondelenses por 8-0 na principal divisão distrital.
A história é feita destes números e atualiza-se a cada jogo que passa. Este sábado há nova tentativa de ou o Académico confirmar a tendência de não perder em casa com o Tondela, ou os tondelenses reverterem a história e vencerem pela primeira vez a jogar no Fontelo para a Segunda Liga. O árbitro Cláudio Pereira apita às 11 da manhã pela primeira vez. Por volta da uma da tarde, ver-se-á quem sorri no Fontelo.