No terceiro episódio do podcast Entre Portas, uma parceria entre o Jornal…
Brilhantina Gonçalves, Mariana de Campos , Virgínia de Jesus mantém viva a…
“Isto era tudo feito à mão. Desde a semente até ao pano.”…
A Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT) apresenta, ao longo do mês de maio, uma programação cultural que “cruza gerações, linguagens artísticas e temas que vão da migração à saúde, passando pela amizade, a memória e a poesia visual”. Entre teatro, música, exposições e propostas para famílias, o mês será vivido “de forma intensa e partilhada”, segundo a organização.
A programação arranca esta sexta-feira, 2 de maio, às 21h30, com o espetáculo “Lá”, uma coprodução do Teatro do Montemuro e do Teatro Meridional. A peça tem texto de José Luís Peixoto e encenação de Miguel Seabra, revisita as migrações internas em Portugal e é interpretada por Abel Duarte, Cristiana Sousa e Eduardo Correia.
“Passado em dois tempos distintos – a década de 1960 e a atualidade –, ‘Lá’ tem como personagens duas gerações distintas, interpretadas pelos mesmos atores”, explica a ACERT. O espetáculo teve ainda uma sessão destinada ao público escolar esta manhã.
No dia 10 de maio, às 11h00, é a vez das famílias assistirem ao espetáculo de marionetas “Ninho”, da companhia Partículas Elementares, um espetáculo inspirado no poema “Segredo” de Miguel Torga. O espetáculo visual e sem palavras é interpretado por Carlos Silva e encenado por Leonor Bandeira.
“Com um cenário com poucos artifícios, uma única personagem principal, três elementos secundários e uma banda sonora que complementa toda a peça, ‘O Ninho’ é um projeto notável, que deixa no público, crianças e adultos, uma vontade imensa de deixar à solta a imaginação”, descreve a organização. O público escolar assiste ao espetáculo no dia anterior, 9 de maio, com sessões às 10h30 e às 14h30.
Nos dias 16 e 17 de maio, a juventude toma conta do palco com a apresentação da peça “Tulpa”, pelo grupo Na Xina Lua, composto por estudantes da Escola Secundária de Tondela. Com sessões na sexta-feira às 21h30 e no sábado às 16h00 e 21h30, a produção propõe uma reflexão sobre a amizade e a memória.
“Nesta história, é apenas uma conversa entre desconhecides, à volta de uma fogueira, à procura de uma motivação, uma explicação para estarem lá, ali, aqui, acolá”, lê-se na sinopse.
A galeria ACERT acolhe a partir de 23 de maio, às 18h00, a 8.ª edição do International School Cartoon Festival. A exposição é organizada em parceria com o Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo, conta com mais de 3.000 trabalhos recebidos de artistas profissionais e alunos de 70 países.
O tema desta edição é a Saúde. “As obras expostas convidam o público a refletir sobre questões importantes, quer seja através do humor subtil ou da crítica social mordaz”, refere a ACERT. A exposição estará patente até 15 de junho.
A programação musical de maio encerra no dia 24, às 21h30, com o concerto de Valter Lobo. O artista apresenta o seu novo álbum “Melancólico Dançante”, acompanhado pela banda e pelos técnicos Jorge Moura, Pedro Santos, Pedro Oliveira, Álvaro Ramos e Berto Pinheiro.
“Há um universo rítmico a pautar as canções, mais leve, misterioso e inebriante”, descreve a organização, que acrescenta que o concerto vai incluir também temas marcantes da discografia anterior do músico.
Em paralelo, continua patente até 10 de maio a exposição “deixa arder” de Susana Paiva, fotógrafa moçambicana radicada em Portugal. A mostra resulta de uma residência artística durante a edição de 2017 do Judas, promovida pela ACERT.
“Partimos ao encontro dessa semana de Queima e Rebentamento do Judas, para que a memória não falhe, para continuarmos a sonhar um mundo melhor”, escreve a fotógrafa.
Os bilhetes para os espetáculos estão disponíveis em acert.bol.pt e na bilheteira física da ACERT, em Tondela. A programação completa pode ser consultada em www.acert.pt.