Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O município de Vouzela e a Associação Vouzelar realizam, entre os dias 9 e 16 de julho, uma campanha de escavações arqueológicas em estruturas de época medieval. A intervenção ocorre no sítio arqueológico do Mozenho, no concelho de Vouzela, e é realizado em parceria com a Universidade Nova de Lisboa.
“Trata-se da primeira vez que uma equipa de arqueólogos irá intervencionar este sítio situado em plena Serra do Caramulo, a 780 metros de altura”, afirma o Instituto de Estudos Medievais, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), em Comunicado. O objetivo, ainda de acordo com o instituto, é o de “intervencionar as várias estruturas pétreas que ali afloram à superfície, de modo a poder caracterizar os seus usos e a sua cronologia”.
Esta campanha de escavações insere-se no projeto MONS – Etnoarqueologia das Montanhas da Beira Alta. Assinado entre o Instituto de Estudos Medievais e a Câmara Municipal de Vouzela, o projeto visa a formação de alunos de licenciatura e mestrado em arqueologia e trabalho de campo, combinando a arqueologia com a história, geografia e etnografia.
Além disso, a investigação do Instituto de Estudos Medievais foca-se em três freguesias do concelho de Vouzela: Cambra e Carvalhal de Vermilhas, Fornelo do Monte e Ventosa. Além de alunos da FCSH, as escavações contam ainda com alunos da Universidade do Algarve.