No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda irão promover o projeto de literacia financeira “No Poupar Está o Ganho”, que vai envolver 170 turmas e outros tantos professores.
A iniciativa irá decorrer durante este ano letivo e pretende aprender 3.240 alunos dos 3.º aos 6.º anos a fazer contas e a adotar comportamentos financeiros responsáveis.
Em comunicado, a CIM Viseu Dão Lafões refere que o objetivo passa por “promover a literacia em temas como a poupança, o consumo responsável, a gestão e importância do dinheiro” com vídeos, exercícios, jogos, desafios e uma visita online ao Museu do Papel Moeda, além de sessões de formação para os professores.
O secretário executivo da comunidade intermunicipal, Nuno Martinho, acrescenta que esta aposta pode levar a que “as crianças pensem de forma diferente sobre o dinheiro e acreditamos que, de forma natural, eles levarão estes assuntos para dentro da sua própria casa”, frisando que a literacia financeira, “quando trabalhada desde tenra idade, em ambiente escolar”, pode marcar decisivamente o futuro dos nossos jovens.
Este é mais um dos projetos educativos que a CIM Viseu Dão Lafões tem promovido nos últimos anos, juntamente com outros como “O Futuro é Amanhã”, “Descobrir e Aprender em Viseu Dão Lafões” e o Laboratório Móvel das Ciências.
A Comunidade Intermunicipal viu recentemente aprovada uma candidatura para a promoção do sucesso educativo na região, que prevê um investimento de cerca de 3,4 milhões de euros.