No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Os andores que desfilam na Majestosa Procissão de Triunfo, em Lamego, vão estar em exposição na Igreja do Convento das Chagas, que pertence à Santa Casa da Misericórdia, este sábado, antes de integrarem o desfile (8 de setembro) que é um dos momentos mais simbólicos da Festa de Nossa Senhora dos Remédios
Em exposição estão os andores “S. Carlo Acutis – Apóstolo da Internet”, “Santo Estevão – O Primeiro Mártir”, “S. Sebastião e Santo Agostinho – Padroeiros da Diocese de Lamego”, “Nossa Senhora da Assunção – Padroeira da Catedral” e “Nossa Senhora dos Remédios – Padroeira de Lamego”.
“A Fé e a religiosidade manifestam-se em toda a sua plenitude durante a Majestosa Procissão de Triunfo. Colaboramos de uma forma muito ativa com a Real Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios na preparação deste cortejo que desfila em Lamego desde há 130 anos e que recentemente foi inscrito no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Esta Santa Casa continua muito empenhada na valorização e dignificação das Festas dedicadas à nossa Padroeira”, afirma o provedor António Carreira.
Como é tradição, a Misericórdia de Lamego é parceira institucional na organização do cortejo religioso que parte, a 8 de setembro, da Igreja das Chagas em peregrinação pelas principais ruas da cidade, rumo ao Santuário. Esta caminhada de oração, em absoluto silêncio, conta com uma paragem e homenagem em Santa Cruz. Nesta marcha de Fé, as pessoas agradecem, imploram e emocionam-se.
E pelo segundo ano consecutivo, o Município de Lamego vai transmitir em direto, através das suas redes sociais, a Majestosa Procissão de Triunfo.
Adornada por centenas de figurantes, incluindo muitas crianças, que encarnaram “anjinhos” e figuras bíblicas, esta manifestação religiosa será narrada ao vivo por Fernando Cabral (autor do livro “Procissão de Triunfo – Património da Humanidade”) e João Avelino.
A Procissão de Triunfo constitui um marco na vida religiosa do concelho, da região e do país. Remontando a 1894, é conhecida em todo o mundo pelo facto dos andores que ostentam as imagens sagradas serem transportados por juntas de bois, uma característica sancionada pela Sagrada Congregação dos Ritos da Santa Sé, após pedido formulado pela Irmandade dos Remédios.