No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A APPACDM de Viseu foi uma das três entidades da região de Viseu Dão Lafões que aderiram à 2.ª edição do Pacto para a Economia Circular no Centro e que, através das suas ações, contribuíram diretamente para a redução do desperdício e para a promoção de boas práticas ambientais. No âmbito deste compromisso, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) pestá hoje de visita às instalações desta associação que trabalha com pessoas com deficiência.
Entre as várias ações desenvolvidas, estão a redução do desperdício alimentar, o aumento da reciclagem de embalagens de cartão e a produção e utilização de adubos orgânicos através da compostagem de bioresíduos verdes.
A iniciativa insere-se no Roteiro da Economia Circular na Região Centro, integrado na Agenda de Economia Circular do Centro, que tem como objetivo dar a conhecer exemplos concretos de sustentabilidade desenvolvidos por entidades da região. Esta edição do roteiro abrange exclusivamente entidades que subscreveram o Pacto para a Economia Circular no Centro.
No âmbito dos compromissos assumidos, a APPACDM de Viseu implementou medidas como a redução do desperdício alimentar, o reforço da reciclagem de embalagens de cartão e a produção e utilização de adubos orgânicos através da compostagem de bioresíduos verdes, reforçando o seu papel ativo na proteção ambiental.
O roteiro teve início a 21 de novembro deste ano e decorre até 22 de janeiro de 2026, estando aberto à participação de todos os interessados mediante inscrição prévia. O programa completo e o formulário de inscrição podem ser consultados online.
Da região de Viseu Dão Lafões participaram nesta 2.ª edição do Pacto três entidades. Além da APPACDM de Viseu, fazem também parte a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e o Instituto Politécnico de Viseu. Em conjunto, comprometeram-se a desenvolver nove ações de economia circular, que incluem a valorização de resíduos alimentares, a reciclagem de embalagens e a extensão do ciclo de vida dos produtos.
Entretanto, encontra-se já aberto o período de adesão para a próxima edição do Pacto para a Economia Circular no Centro, que decorre até 15 de janeiro de 2026, estando disponível para todas as entidades regionais interessadas.