vacinacao_praia_grande-min
Life-sized mannequin outdoors wearing a colorful gas mask and a loose beige T‑shirt, near a glass greenhouse. Suppressed windswept clouds in the sky enhance the surreal scene.
Aerial view of a European town with red-tiled roofs, white church with a tall steeple, and a circular plaza surrounded by streets and greenery.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
A sunny riverside beach with people sunbathing under straw umbrellas on a sandy shore, next to a calm green river framed by forested hills.
Home » Notícias » Diário » ASAE apreende mais de 21 mil litros de vinho no distrito de Viseu

ASAE apreende mais de 21 mil litros de vinho no distrito de Viseu

Operação “Vitis” direcionada à verificação do cumprimento das regras na distribuição e posterior comercialização de produtos vitivinícolas

Poster publicitário em português com a frase central 'Vai tudo para o mesmo lixo' e o slogan 'Começa por reciclar as desculpas'. campanha ambiental sobre reciclagem e responsabilidade.
pub
 “Se acharmos que entrámos em modo ketchup, estamos mais perto de dar tiros nos pés”, sublinha treinador do Tondela
22.01.26
fotografia: ASAE
partilhar
 “Se acharmos que entrámos em modo ketchup, estamos mais perto de dar tiros nos pés”, sublinha treinador do Tondela
22.01.26
Fotografia: ASAE
Aerial view of a sandy beach with large stone letters forming a message, promoting recycling; below, the slogan 'Começa por reciclar as desculpas' and a call to action with a URL.
pub
 ASAE apreende mais de 21 mil litros de vinho no distrito de Viseu

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou hoje que apreendeu mais de 21 mil litros de vinho engarrafado no distrito de Viseu, no âmbito de uma operação realizada nas últimas semanas.

“Durante a ação de inspeção, procedeu-se à apreensão de aproximadamente 21.130 litros de vinho engarrafado e prontos para serem introduzidos no consumo, dos quais, 11.450 litros de vinho branco e 9.680 litros de vinho tinto, em claro incumprimento da legislação aplicável”, revelou.

Segundo um comunicado da ASAE foram também “instaurados dois processos de contraordenação, por incumprimento das regras das menções obrigatórias na rotulagem de vinhos e falta de comunicação prévia dos rótulos ao Instituto da Vinha e do Vinho”.

“A falta de rotulagem impede a identificação adequada do produto, o que configura uma violação das exigências legais em vigor e uma prática fraudulenta, na medida em que induz em erro o consumidor”, referiu.

A ausência de rótulos, indicou a ASAE, “permite ao agente económico comercializar o produto com características falsas ou manipuladas, resultando em lucros indevidos e fomentando uma concorrência desleal no mercado.

Na nota de imprensa, a ASAE adiantou que realizou, nas últimas semanas, uma operação de fiscalização através da Brigada Especializada de Vinhos e Produtos Vitivinícolas da Unidade Regional do Centro.

A operação “Vitis” foi direcionada à verificação do cumprimento das regras na distribuição e posterior comercialização de produtos vitivinícolas no distrito de Viseu.

“O setor vitivinícola é um dos de maior relevância na economia nacional, pelo que a ASAE continuará a acompanhar e a reforçar ações de inspeção neste setor, de modo a salvaguardar os géneros alimentícios de eventuais práticas enganosas, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos”, assegurou.

pub
 “Se acharmos que entrámos em modo ketchup, estamos mais perto de dar tiros nos pés”, sublinha treinador do Tondela

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 “Se acharmos que entrámos em modo ketchup, estamos mais perto de dar tiros nos pés”, sublinha treinador do Tondela

Notícias relacionadas

Procurar