obras-768x426
academico scp b
friojpg
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Diário » Assembleia Municipal de Lamego aprova moção pelo ‘cessar-fogo’ na Palestina

Assembleia Municipal de Lamego aprova moção pelo ‘cessar-fogo’ na Palestina

pub
 Piranha leva caso de sucesso de Viseu ao palco internacional de Madrid
01.07.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Piranha leva caso de sucesso de Viseu ao palco internacional de Madrid
01.07.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Assembleia Municipal de Lamego aprova moção pelo ‘cessar-fogo’ na Palestina

A Assembleia Municipal de Lamego aprovou por maioria uma moção da CDU a apelar ao “imediato cessar-fogo” na Palestina e ao reconhecimento do Estado da Palestina por Portugal. O conflito entre Israel e o Hamas já perdura há vários meses e tem feito milhares de vítimas.

Na moção aprovada na sexta-feira (28 de junho), a CDU apela à condenação do “brutal ataque do exército israelita contra o povo palestiniano” e à solidariedade pelo direito daquela população “a resistir à ocupação do seu território e exigir o fim de todas as formas de ataque por parte das forças israelitas”.

Os comunistas apontam para genocídio e vários crimes de guerra, além do “uso de armas proibidas à luz das convenções internacionais” e da “ocupação ilegal do território da Palestina”.

“Quem permitiu que todos os acordos e resoluções ficassem por cumprir e fossem violados, quem inviabilizou toda e qualquer perspetiva de solução política para o conflito, quem foi conivente com a ocupação e opressão, a expansão dos colonatos, o bloqueio à Faixa de Gaza, a prisão de milhares de presos políticos palestinianos nas prisões israelitas, quem tolerou os crimes de Israel e a sua escalada pelo atual governo de extrema-direita, fortemente contestado pelo povo israelita daquele território e o povo judaico de todo o mundo, e só encontrou palavras de condenação para a resistência palestiniana, tem hoje perante si as consequências da sua política”, criticam os comunistas.

A CDU também recorda que os atos de Israel foram sendo executados “à margem do direito internacional e das últimas resoluções sobre estes territórios, um genocídio que encontrou um forjado contexto nos ataques de 7 de outubro do Hamas, que não se deixam de condenar e exigir a libertação dos reféns israelitas, mas que foi devolvido em massacre aos povos da Faixa de Gaza e da Cisjordânia, aqui onde curiosamente, ou não, se encontra fora da esfera de influência do Hamas”.

“Os próprios termos que enquadram esta campanha são perversos, enganadores e inaceitáveis. A agressão israelita contra o povo palestiniano, com a criminosa ofensiva militar contra a faixa de Gaza e a sua população, é travestida de escalada de violência entre Israel e a Palestina”, acrescenta.

A moção foi lançada depois de várias iniciativas organizadas na região contra a guerra no Médio Oriente. Em junho, membros do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) e ativistas pintaram em Viseu um mural em solidariedade com a Palestina. Segundo a entidade, agentes da PSP chegaram a interromper a pintura “pondo em causa a concretização do mesmo”.

“Apesar de este tipo de ações não carecer de qualquer tipo de autorização, por se integrar no âmbito da prática e exercício de liberdade política, após esclarecida a legitimidade da iniciativa junto das forças de segurança, a pintura do mural foi concluída com êxito”, remata o CPPC.

Já em novembro do ano passado, manifestantes Em Viseu, pediu-se o cessar-fogo imediato em Gaza.

pub
 Piranha leva caso de sucesso de Viseu ao palco internacional de Madrid

Outras notícias

pub
 Piranha leva caso de sucesso de Viseu ao palco internacional de Madrid

Notícias relacionadas

Procurar