mortágua câmara
vindimas-rio-douro
frio
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Concelho » Mortágua » Assembleia Municipal de Mortágua aprova orçamento superior a 19 milhões de euros

Assembleia Municipal de Mortágua aprova orçamento superior a 19 milhões de euros

O documento foi aprovado na Assembleia Municipal com 14 votos a favor do PS, seis abstenções do PSD e uma abstenção do Movimento Renovar

 Luana do Bem na ACERT em fevereiro
20.12.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Luana do Bem na ACERT em fevereiro
20.12.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Assembleia Municipal de Mortágua aprova orçamento superior a 19 milhões de euros

A Assembleia Municipal de Mortágua, no distrito de Viseu, aprovou um orçamento de 19.285.147 euros para 2026, que representa um aumento de cerca de 20% comparativamente ao deste ano.

O documento foi aprovado na Assembleia Municipal com 14 votos a favor do PS, seis abstenções do PSD e uma abstenção do Movimento Renovar.

Segundo a autarquia, “com o apuramento e posterior incorporação do saldo de gerência, que se estima na ordem dos quatro milhões de euros [ME], o orçamento final global deverá subir para os 23 ME”.

Este orçamento “mantém o compromisso com o desenvolvimento sustentável do território, a criação de mais emprego e a fixação de jovens e famílias, a valorização do território, a coesão social e a qualidade de vida” dos munícipes, frisou.

O programa de investimentos inscritos nas Grandes Opões do Plano (integra o Plano Plurianual de Investimentos a executar em 2026 e anos seguintes) inclui obras como o início no terreno da segunda ampliação do parque industrial e a conclusão da empreitada de ampliação e remodelação da antiga escola primária de Mortágua para arrendamento a custos acessíveis.

O executivo pretende também lançar a empreitada de requalificação e modernização da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Mortágua, criar o Parque de Água/espaço de recreio e lazer na zona do Valongo-Breda e requalificar o espaço da feira de Vale de Açores e a sua área envolvente.

Está ainda prevista a promoção das acessibilidades na vila de Mortágua (requalificação da rua Dr. José Lopes de Oliveira), a ligação em “modos suaves” entre Estação – Agrupamento de Escolas – Mortágua e a construção das ETAR de Santa Cristina e Sula.

O executivo liderado por Ricardo Pardal (PS) disse estar determinado “em continuar a trilhar um caminho estruturado que assenta numa visão estratégica para Mortágua, focada nas pessoas e na melhoria das suas condições de vida”. 

O orçamento tinha sido aprovado na reunião de Câmara de quarta-feira, com os votos favoráveis dos três vereadores do PS e a abstenção dos dois vereadores do PSD.

A agência Lusa tentou, mas em vão, um comentário dos vereadores do PSD ao documento.

pub
 Luana do Bem na ACERT em fevereiro

Outras notícias

pub
 Luana do Bem na ACERT em fevereiro

Notícias relacionadas

Procurar