Jardins-da-Casa-de-Santar-Nelas
fatima teles BE
zé mágico palácio do gelo
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
fatima teles BE
programa ps joao azevedo
miguel martins cdu ofrades
miss teen
praia da carriça
herdade santiago

Duas figuras marcantes da história recente do CDS reagiram à morte do presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques. O autarca, que morreu no último domingo (4 de abril), será sepultado nesta segunda-feira (dia 5).

Numa publicação nas redes sociais, a ex-presidente do CDS, Assunção Cristas, disse que viu a morte de Almeida Henriques “com muita pena” e que guarda “as melhores memórias enquanto membros do mesmo Governo”, onde Almeida Henriques foi secretário de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional no primeiro executivo PSD-CDS de Pedro Passos Coelho, antes de ser autarca de Viseu.

“De uma extraordinária simpatia e afabilidade, Almeida Henriques foi sempre um aliado na defesa e promoção do mundo rural. Sempre acessível e disponível para ajudar a resolver os assuntos da agricultura e do mundo rural, foi com alguma pena que o vi partir do Governo rumo ao Município de Viseu. Mas alegrei-me com o seu entusiasmo e realização autárquica. Deixa-nos um bom homem, profundamente dedicado à causa pública. Hoje as minhas orações estão em particular com a família a amigos”, escreveu Assunção Cristas.

Também Hélder Amaral, ligado ao CDS e que chegou a ser vereador da oposição no primeiro mandato camarário de Almeida Henriques, diz que recebeu a notícia do falecimento com “enorme tristeza”.

“Foram mais de 30 anos de uma relação intensa, muitas vezes em lados opostos – na Assembleia Municipal, na Assembleia da República e na vereação da Câmara Municipal de Viseu -, mas também do mesmo lado, como nos governos de coligação. Muito por mérito do António, senti sempre que estávamos do mesmo lado, porque a última palavra dele foi sempre de apaziguamento. São assim os grandes líderes e os bons amigos, pois a minha relação com o António foi muito além da política”, afirmou o ex-deputado e antigo presidente da distrital centrista de Viseu.

Ainda na política, depois das reações do PSD, do PS, do CDS, do Bloco de Esquerda e da Iniciativa Liberal, o Chega também fez questão de lamentar a morte de Almeida Henriques. O partido suspendeu a sua atividade política em Viseu por dois dias “em respeito da memória e em solidariedade com os viseenses”.

Também a Organização Regional de Viseu do PCP deixou “o seu profundo pesar” pelo falecimento de Almeida Henriques. “Neste momento de dor endereçamos a nossa solidariedade e sentidas condolências à família e amigos”, escreveram os comunistas num breve comunicado.

Almeida Henriques faleceu na manhã do Domingo da Páscoa, no Hospital de Viseu, onde estava internado com Covid-19 há cerca de um mês. Tinha 59 anos e deixou para trás uma longa carreira política com direito também a passagens pelos mundos empresarial, associativo e cultural.

Para esta segunda-feira, estão marcadas as cerimónias fúnebres de Almeida Henriques, que contarão com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O corpo do autarca de Viseu vai sair do Hospital de São Teotónio às 16h00.

O cortejo começa na Rua Prof. Egas Moniz (junto ao Hospital), e percorrerá algumas das ruas principais da cidade, passando, por exemplo, na Avenida Alexandre Herculano e na rotunda de Santa Cristina.

O corpo seguirá depois pelo centro histórico da cidade, com passagens na Praça Dom Duarte, na Rua do Adro, Largo Pintor Gata, Largo Major Teles, rotunda D. João I e Avenida 25 de Abril. O trajeto inclui em seguida a passagem pelo Rossio, continuando pela Avenida António José de Almeida e pela Avenida da Europa e terminando no cemitério de Abraveses, onde Almeida Henriques será sepultado. A Câmara de Viseu decretou três dias de luto municipal.

Procurar