No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Cristiano Pereira e Miguel Monteiro, atletas paralímpicos da Casa do Povo de Mangualde, estiveram em competição, em Seia, com o objetivo de melhorar as marcas que dão acesso aos Jogos Paralímpicos Tóquio 2021.
Sobre a prestação de Cristiano Pereira nos 1500 metros, João Amaral, treinador dos dois atletas, admite que “a prova correu melhor que a prova de Viseu”, que se realizou no Estádio do Fontelo, no passado dia 20 março.
“O Cristiano tirou cerca de 2,5 segundos, fez 4.03 minutos, mas também correu sozinho. Mas esteve bem”, admite.
João Amaral revela que, agora, vão “trabalhar com calma” e que vão “tentar introduzir coisas novas no treino”. O objetivo é ver se conseguem “melhorar as exibições do Cristiano nas competições que se vão aproximar para o final de abril, princípio de maio”.
“Ele já fez uma marca que lhe dá mínimos para os Jogos Paralímpicos, mas pode essa marca não chegar para entrar nas quotas. Pensamos que não, mas vamos precaver-nos. Mais vale trabalhar para melhorar a marca do que depois sermos surpreendidos e não termos as coisas feitas”, refere.
Quanto a Miguel Monteiro, que é detentor do recorde do mundo no lançamento do peso na categoria F40, já está com um pé nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2021 e, por isso, tem aproveitado estas provas para treinar.
“O Miguel esteve mais uma vez muito bem. Esteve novamente à beira do recorde do mundo. Fez 10,90 metros, o que é muito bom”, conta João Amaral.
Os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2021 estão previstos acontecer entre 24 de agosto e 5 de setembro, no Japão.