joana gomes martins
IP3 santa comba dão
gnr_isolamento_idosos_-10
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinhos adega vila nova tazem
palacio do gelo natal 2 1
Moimenta com Sabor_Maçã2024
Home » Notícias » Concelho » Oliveira de Frades » Autarca de Oliveira de Frades recusa adesão ao sistema das Águas do Douro e Paiva

Autarca de Oliveira de Frades recusa adesão ao sistema das Águas do Douro e Paiva

João Valério disse que comunicou à ministra do Ambiente que não aceita nem pretende aderir a tal sistema intermunicipal de abastecimento de água

 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”
11.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”
11.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Autarca de Oliveira de Frades recusa adesão ao sistema das Águas do Douro e Paiva

 O Município de Oliveira de Frades recusa aderir, de imediato, ao sistema das Águas do Douro e Paiva, embora o possa fazer no futuro, disse hoje o presidente da Câmara.

“O Município comunicou à ministra do Ambiente e Energia, no prazo que lhe foi concedido para se pronunciar, que não aceita nem pretende aderir a tal sistema intermunicipal de abastecimento de água”, disse João Valério à agência Lusa.

Isto, porque “o Município de Oliveira de Frades tem um sistema próprio e autónomo de abastecimento de água pública no seu território e pretende manter em exclusivo esse sistema de abastecimento, não tendo presentemente necessidade nem intenção de aderir a qualquer rede intermunicipal de abastecimento de água pública”.

O presidente, que cumpre o primeiro mandato eleito pela coligação PSD/CDS-PP, afirmou que a tomada de posição foi enviada na segunda-feira à ministra do Ambiente e Energia, uma vez que hoje era o último dia para os municípios reagirem.

O autarca enviou uma nota à agência Lusa na sequência da aprovação em Conselho de Ministros, na sexta-feira, de um decreto-lei que abrange nove municípios, um do distrito de Aveiro (Vale de Cambra) e os restantes do de Viseu.

O decreto-lei “procede à integração dos municípios de Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Sátão, Vale de Cambra, Viseu e Vouzela no sistema multimunicipal de abastecimento de água do sul do Grande Porto, gerido pela Águas do Douro e Paiva, S.A.”.

João Valério admitiu que este projeto de decreto-lei “é uma porta aberta para a adesão, mas Oliveira de Frades, para já, não tem interesse”.

“Fica a porta aberta para, no futuro, na eventual necessidade de poder aderir de forma total ou parcialmente”.

Questionado sobre se pediu a adesão ao sistema de Águas do Douro e Paiva, Valério disse que “Oliveira de Frades nunca concluiu qualquer negociação no sentido de manter, no imediato, o interesse na adesão”.

Também o presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida, admitiu, na quinta-feira, recorrer aos tribunais para impedir o alargamento do sistema multimunicipal das Águas do Douro e Paiva ao sistema de Fagilde, por ser “um negócio altamente penalizador para os consumidores”.

Em conferência de imprensa, o autarca de Mangualde, eleito pelo PS, disse ter sido surpreendido com a aprovação daquele diploma, que aconteceu antes do fim do prazo que o gabinete da ministra do Ambiente tinha dado ao município para se pronunciar (hoje).

A “aprovação precipitada deste projeto de Decreto-Lei decorre claramente a necessidade de evitar que os municípios se pronunciem sobre um diploma que visa, por via legislativa e unilateral, a imposição do sistema das Águas do Douro e Paiva à região”, sustentou

Opinião diferente tem o autarca do Sátão. Alexandre Vaz diz que adesão do município às Águas do Douro e Paiva vai acabar com os problemas de seca no verão.

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”

Outras notícias

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”

Notícias relacionadas

Procurar