Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Os presidentes das autarquias de Penedono e Moimenta da Beira foram homenageados recentemente em Sernancelhe.
A iniciativa foi tomada pelo presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro e da Câmara de Sernancelhe, Carlos Santiago, à margem da inauguração do novo Espaço da Castanha e do Castanheiro do concelho, que contou com a presença da secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira.
Além de Carlos Esteves e José Eduardo Ferreira, também foram homenageados os autarcas Alberto Pereira (Mesão Frio), Domingos Carvas (Sabrosa) e Gustavo Duarte (Vila Nova de Foz Côa). Todos estes presidentes cessam este ano as funções devido à limitação de mandatos.
Na cerimónia, Carlos Santiago elogiou os autarcas por terem promovido “uma política de proximidade que apenas é superada por aquela que é praticada pelos presidentes de junta” e destacou o facto de cada presidente ter garantido o melhor para o seu concelho.
O autarca de Sernancelhe criticou também as limitações a que os presidentes das autarquias estão sujeitos, nomeadamente a nível do Plano Diretor Municipal que é “feito de cima para baixo e decidido longe dos que representam o território e as suas populações”.
“Hoje ninguém trabalha de forma isolada”, vincou o presidente da CIM Douro que defendeu uma “dinâmica regional”.
O presidente da Câmara de Penedono, Carlos Esteves, disse na cerimónia que é preciso existir uma estratégia nacional para o interior e apelou à secretária de Estado Isabel Ferreira para que “não se esqueçam” dos concelhos da região. “Não façam tombar o país para o litoral”, exigiu o autarca.
Também José Eduardo Ferreira, de Moimenta da Beira, defendeu a implantação de uma estratégia para o interior. O autarca disse que é necessário “prosseguir o caminho da coesão territorial”. “Não há territórios da nossa dimensão que se consigam afirmar por si só”, afirmou apelando também a Isabel Ferreira para que ponha um ponto final ao “ciclo vicioso” de falta de população e investimento na região.
A secretária de Estado respondeu aos autarcas dizendo que já existe uma estratégia nacional e destacando as medidas tomadas pelo Governo e reforçadas no ano passado.
Além da homenagem, os autarcas descerraram com a bandeira da CIM Douro o Espaço da Castanha e do Castanheiro de Sernancelhe.