Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
A presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes Borges, anunciou durante a sessão solene dos 38 anos da elevação da vila a cidade, que a antiga Pensão Matos será requalificada e convertida em 13 apartamentos de renda acessível. A autarca revelou também que a autarquia pretende avançar com uma nova fase de regeneração urbana em várias zonas centrais da cidade.
O anúncio foi feito no Salão Nobre dos Paços do Concelho, perante um auditório cheio de autarcas, dirigentes locais, associações e comunidade. A intervenção da presidente sublinhou a importância histórica da data e destacou a transformação da cidade desde 1987, classificando Tondela como uma “cidade cheia de vida, com novos polos de atração e novas centralidades”, e a segunda maior da região Viseu Dão Lafões.
A requalificação da antiga Pensão Matos vai traduzir-se num investimento superior a 1,3 milhões de euros, com a abertura de concurso público prevista para breve. O objetivo é reabilitar aquela zona histórica e reforçar a oferta habitacional, promovendo a fixação de moradores e revitalizando o centro urbano.
Além deste projeto, o município prepara intervenções urbanas em áreas como o Largo Prof. Dr. Anselmo Ferraz de Carvalho, Avenida General Humberto Delgado, Rua e Praceta Dr. Teófilo da Cruz, Avenida 25 de Abril e zona envolvente ao Parque Urbano.
Na sessão foi também apresentada a inauguração, esta sexta-feira, do Centro Tecnológico e de Empreendedorismo de Tondela, um investimento de 3,6 milhões de euros que promete atrair empresas e profissionais ligados à inovação, indústria e tecnologia, reforçando a competitividade do território.
A cerimónia contou ainda com distinções a funcionários municipais e profissionais da educação aposentados, além de homenagens a trabalhadores com 25 anos de serviço. O momento incluiu intervenções da presidente da Assembleia Municipal, Cristiana Ferreira, e terminou com apontamentos musicais da Casa do Povo de Tondela.