No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Município de Tondela aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a cedência em regime de comodato do quiosque do Largo Dr. Anselmo Ferraz de Carvalho à Cooperativa Vários, permitindo a abertura de uma cafetaria socialmente inclusiva no centro da cidade, junto à EN 2, anunciou a autarquia.
A presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, lembrou que o projeto começou a ganhar forma em maio e integra a Carta de Missão Tondela-16.9, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A autarca destacou que a “Cafetaria Inclusiva – Vários com sentidos” representa “uma intervenção concreta na promoção da inclusão, justiça social e diminuição das desigualdades”, contribuindo para o Índice de Sustentabilidade Municipal.
A responsável sublinhou que o contrato agora aprovado reforça a cooperação com a Cooperativa de Solidariedade Social Vários, instituição equiparada a IPSS e reconhecida pelo apoio a pessoas com deficiência intelectual, motora, sensorial ou do espetro do autismo. Para Carla Antunes Borges, o projeto “utiliza um bem público para gerar valor social, impacto mensurável, capacitação e inclusão”, constituindo um exemplo de gestão eficiente e transformação social.
A futura cafetaria tem como objetivo promover a empregabilidade e autonomia das pessoas com deficiência, aumentar o contacto com a comunidade e sensibilizar para a diversidade funcional através de ações de formação, eventos, exposições e outras iniciativas. A cedência do espaço permitirá ainda reforçar a sustentabilidade financeira da cooperativa, que poderá gerar receitas próprias para apoiar e ampliar os seus projetos sociais.
O contrato de comodato terá validade de um ano, renovável após esse período.