A primeira viagem desta VII Temporada começa em Caldas das Taipas, uma…
Começamos esta nova temporada onde a água é quente, as histórias são…
Prepare-se para novas viagens cheias de encanto, memórias e segredos bem guardados….
O candidato do PSD à Câmara de Penalva do Castelo, Michael Batista, diz que tornar o concelho mais inovador, ativo e dinâmico em todos os setores.
“Quero o meu concelho mais inovador, mais dinâmico e ativo. A própria população também mais ativa e para essas dinâmicas acontecerem têm de ser trabalhadas várias áreas que se complementam”, defendeu Michael Batista.
Apesar de concorrer pelo PSD, atualmente não é militante do partido e candidata-se pela primeira vez a um cargo político, porque quer “criar mais inovação e modernização” no concelho, afirmou ainda à agência Lusa.
“E fazer com haja mais oportunidade de crescer em áreas fundamentais como, por exemplo, na empresarial para mais emprego, e termos mais infraestruturas essenciais. Queremos olhar para os produtos da terra e dar-lhes uma nova dinâmica e uma nova vida, investir muito mais na cultura, património e turismo”, acrescentou.
O candidato reconheceu que “tem havido algum investimento privado no turismo, mas a autarquia também tem de dar apoio, ou seja, tem de promover mais atividades e preparar a população para saber receber” como, por exemplo, com a abertura do comércio.
Tem projetos de “criar incentivos, seja através dos impostos municipais ou outros apoios” para as empresas que já estão em Penalva do Castelo e para as que se quiserem lá fixar, preconizou, defendo uma nova zona industrial.
Michael Batista destacou ainda à agência Lusa outras “áreas relevantes” em que quer investir como a Saúde e, a título de exemplo, falou numa unidade móvel “para ir fazer rastreios junto da população”.
O autarca também disse que quer um concelho “mais pedagógico e preventivo” com a promoção de atividades ligadas à atividade física e à alimentação e “com foco no envelhecimento”, mas também noutras faixas etárias, com “incentivos às famílias”.
Outra área “muito importante” é a da mobilidade, uma vez que “é no dia da feira semanal, sexta-feira, que há mais transportes e as pessoas aproveitam para fazer tudo nesse dia” na vila de Penalva do Castelo. “Queremos que as pessoas deixem de ir ao médico praticamente só à sexta-feira”, sublinhou.
Outra das suas ideias, é a criação, por exemplo, “do primeiro festival do Dão, que passará pelo Dão boa mesa, ou seja, um festival de vinho e gastronomia para Penalva do Castelo mostrar e valorizar os produtos” que tem.
Com mestrado em Ciências da Educação e pós-graduações em inovação e gestão de organizações sociais, foi provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penalva do Castelo durante sete anos, como “voluntário e sem remuneração”.
Michael Batista, de 42 anos, é casado e tem uma filha. Filho de emigrantes, nasceu na Alemanha e aos dois anos mudou-se para Portugal e desde então vive em Penalva do Castelo.
Em 2021, a coligação PSD/CDS-PP conquistou 37,11% dos eleitores em Penalva do Castelo (1.894 votos), conseguindo dois eleitos na oposição do executivo liderado pelo PS, que elegeu três mandatos com 56,68% do eleitorado (2.893 votos). O concelho tinha 7.448 eleitores inscritos nas últimas autárquicas. Para este ano, também se candidatam José Laires (PS e atual vice-presidente da Câmara) e António Vilarigues (CDU).