Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Alexandre Hoffmann é o candidato da CDU à Assembleia Municipal, anunciou a coligação que tinha já apresentado Clemente Alves como o nome que concorre à Câmara nas eleições autárquicas de 12 de outubro.
Com 36 anos, Alexandre Hoffman é militante do Partido Comunista Português, integra a DORViseu e o seu executivo, bem como a interconcelhia Lamego-Tarouca. Tem já experiência autárquica, tendo sido eleito para a Assembleia Municipal de Lamego pela CDU nos mandatos de 2017-2021 e 2021-2025.
“A candidatura de Alexandre Castela insere-se na estratégia da CDU de reforçar a sua presença nos órgãos autárquicos do concelho”, anuncia a coligação PCP e Os Verdes.
Anunciado já há dois meses, Clemente Alves, técnico administrativo de 73 anos, é o rosto maior da candidatura autárquica. Clemente Alves é natural de Magueija, em Lamego, e é membro da Organização Concelhia de Lamego do PCP e membro do Conselho Nacional da União dos Resistentes Antifascistas Portugueses. Nas últimas autárquicas, Clemente Alves foi vereador eleito pela CDU em Cascais.
Durante a ditadura salazarista, Clemente Alves foi preso e condenado pelo Tribunal Plenário de Lisboa por atividades contra o Estado. O agora candidato pela CDU à Câmara de Lamego esteve 14 meses preso em Caxias e no Forte de Peniche. Foi ainda dirigente do Sindicato e da Federação de Sindicatos da Hotelaria e Turismo, entre 1975 e 2012.
Há quatro anos, com José Pessoa como candidato à Câmara, a CDU ficou em quarto lugar – atrás da coligação PSD/CDS, do PS e do Chega – conseguiu em Lamego 2,52%, o que correspondeu a 386 votos. A coligação de direita venceu as eleições e derrotou os socialistas que à data das eleições governavam Lamego. Agora, em 2025, o PSD recandidata Francisco Lopes, atual presidente de Câmara e o PS aposta no antigo presidente da Câmara de Lamego entre 1997 e 2005, José António Santos.