Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O presidente da concelhia de Santa Comba Dão do Chega, Carlos Costa, foi a escolha do partido para “fazer renascer” o concelho, com uma aposta em áreas como a indústria.
Com o atual presidente da Câmara de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia (PS), impedido de se recandidatar por ter atingido o limite de três mandatos consecutivos, o Chega tem boas expectativas para os resultados das eleições autárquicas de 12 de outubro neste concelho do distrito de Viseu.
“As expectativas são altas, principalmente quando o trabalho que o executivo tem apresentado é completamente nulo ao nível do desenvolvimento local”, afirmou à agência Lusa Carlos Costa, técnico profissional de Informática e Gestão de Empresas, que é responsável pela gestão de stocks e aprovisionamento de um laboratório de produtos farmacêuticos do concelho vizinho de Mortágua.
Segundo Carlos Costa, no concelho de Santa Comba Dão a indústria “está completamente morta”, o que tem levado os jovens, incluindo quadros superiores, a saírem para outros concelhos.
“Os jovens não têm oportunidades, não havendo indústria são obrigados a sair do concelho. É o que está a acontecer neste momento”, lamentou.
O candidato do Chega, que assumiu o cargo de presidente da concelhia no início deste ano, disse que até para estudar os jovens têm falta de oportunidades em Santa Comba Dão.
“Queremos relançar a escola profissional”, avançou Carlos Costa, natural de Santa Comba Dão, onde sempre viveu, mas que teve de tirar o seu curso profissional no concelho vizinho de Tondela, “como faz a maior parte dos jovens”.
Carlos Costa foi o segundo nome anunciado pelo Chega para candidato à presidência da Câmara de Santa Comba Dão, depois de José Ferreira, que desistiu por motivos pessoais.
Entre as prioridades do Chega para este concelho estão também a reabilitação de edifícios municipais e a criação de um terminal rodoviário “num terreno que está vazio nas imediações” da paragem atual (situada na estrada principal), acrescentou o candidato à Lusa.
A Câmara de Santa Comba Dão é liderada pelo socialista Leonel Gouveia, que está a cumprir o seu terceiro mandato, depois de, em 2013, ter conseguido derrotar o social-democrata João Lourenço.
Nas autárquicas de 2021, o PS conquistou 52,76% dos votos (quatro mandatos) e a coligação PSD/CDS-PP obteve 39,50% dos votos (três mandatos).
A coligação PSD/CDS-PP tinha concorrido com uma lista encabeçada por António José Correia, que foi vice-presidente do município entre 2005 e 2013.
O Chega anunciou também já candidatos em Penalva do Castelo com Paula Rebelo e em Lamego com Maria Valle.