joao azevedo
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
Delegado à mesa de voto consulta a lista de eleitores para a Câmara Municipal do Porto, 12 de outubro de 2025. Decorrem este domingo as eleições autárquicas em Portugal onde mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar. Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Concelho » Cinfães » Autárquicas: Vereador da Câmara de Cinfães apresenta-se pelo PS com novos projetos definidos

Autárquicas: Vereador da Câmara de Cinfães apresenta-se pelo PS com novos projetos definidos

Carlos Cardoso é atualmente vereador responsável por nove pelouros, cinco dos quais partilhados com a presidência

 Autárquicas: Vereador da Câmara de Cinfães apresenta-se pelo PS com novos projetos definidos
01.09.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Autárquicas: Vereador da Câmara de Cinfães apresenta-se pelo PS com novos projetos definidos
01.09.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Autárquicas: Vereador da Câmara de Cinfães apresenta-se pelo PS com novos projetos definidos

O vereador do controle financeiro da Câmara de Cinfães, Carlos Cardoso, é o candidato do Partido Socialista (PS) à presidência e definiu projetos a implantar na área da saúde, economia e habitação.

“Queremos lançar o programa ‘saúde mais perto’, porque sabemos da dificuldade que há nos médicos de família. Então, queremos constituir uma equipa para garantir que os cuidados de saúde chegam a quem mais precisa. Ou seja, vamos ao encontro do utente”, destacou o candidato.

Carlos Cardoso é atualmente vereador responsável por nove pelouros, cinco dos quais partilhados com a presidência, desde o controlo financeiro, fundos comunitários, habitação, turismo, desenvolvimento económico e rural, entre outros.

O candidato do PS destacou a enorme área do concelho, para sublinhar a “importância desta equipa municipal, em coordenação com a unidade de saúde” de Cinfães, para descentralizar o setor.

“Queremos criar um espaço empresarial, preparado para acolher as empresas tecnológicas, com infraestruturas modernas, com um centro logístico integrado e serviço de apoio especializado para potenciar crescimento e inovação”, adiantou.

Este projeto “é também destinado aos nómadas digitais” para que Cinfães “consiga atrair pessoas mais novas” e a pensar nelas Carlos Cardoso adiantou um outro projeto que definiu “depois de ouvir cerca de 200 jovens”.

“Eles estão a participar connosco na criação de novas medidas para o município e que passam pela habitação, urbanismo, empreendedorismo, formação, mobilidade e lazer”, enumerou.

E “há já um programa inovador que está a ser desenvolvido com eles, o ‘bilas jovem’, um projeto pensado para que cada jovem possa realizar o sonho de construir a sua casa nas diferentes freguesias” de Cinfães.

“De forma resumida, é um programa que disponibiliza um lote de terreno ao jovem, a um baixo preço, unificado, e, no dia da escritura, será oferecido ao jovem o projeto da casa aprovado, para que, de imediato, possa começar a construção da sua casa”, desvendou.

Ainda neste setor, o candidato pretende “criar um gabinete ‘simplex’ destinado a ajudar as pessoas e também as empresas, com um acompanhamento personalizado, de forma que os projetos urbanísticos avancem mais rapidamente e com menos burocracia”.

O candidato realçou que encara este desafio como “um serviço de missão e de entrega” para com os cinfanenses e, “apesar das novas propostas, também não é um arranque do zero, há trabalho feito para desenvolver” nas várias áreas.

Com 47 anos, casado e pai de dois filhos, Carlos Cardoso é natural da freguesia de Moimenta, Cinfães, formou-se em engenharia civil e fez especializações e pós-graduações em direito do ambiente e urbanismo e em gestão autárquica.

Começou “enquanto assistente operacional, com a vassoura na mão, na categoria mais baixinha” da Câmara de Gondomar (distrito do Porto) e aí foi “subindo a pulso, com esforço, sempre a fazer formação, e passando por vários cargos” e experiências.

“Em Gondomar fui coordenador e supervisor na Câmara e cheguei a ser comandante da polícia municipal. Depois, regressei a Cinfães como chefe de gabinete do anterior presidente e, neste último mandato, tornei-me vereador”, referiu.

À Câmara de Cinfães, no distrito de Viseu, além de Carlos Cardoso, concorrem também Francisco Almeida (CDU), Bruno Rocha (PSD) e Raquel Nunes (Chega).

Em 2021, o PS alcançou 61,87% do eleitorado (6.696 votos) e elegeu cinco mandatos, enquanto a coligação PSD/CDS-PP conquistou 32,77% (3.547), tendo elegido dois, num município que teve nesse ano 10.823 votantes dos 16.356 inscritos.

pub
 Autárquicas: Vereador da Câmara de Cinfães apresenta-se pelo PS com novos projetos definidos

Outras notícias

pub
 Autárquicas: Vereador da Câmara de Cinfães apresenta-se pelo PS com novos projetos definidos

Notícias relacionadas

Procurar