girabolhos
estrada darei
parque santa comba dão
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Diário » Baixo Mondego só fica seguro de cheias e com água para rega durante o verão com barragem de Girabolhos, defendem agricultores

Baixo Mondego só fica seguro de cheias e com água para rega durante o verão com barragem de Girabolhos, defendem agricultores

O plano de construção da barragem de Girabolhos foi suspenso em 2016. Porém, em março de 2025, o anterior Governo liderado pelo atual primeiro-ministro, Luís Montenegro, assumiu que a obra é para avançar

pub
 Militar encontrado morto após curso de Operações Especiais em rio de Lamego
02.02.26
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Militar encontrado morto após curso de Operações Especiais em rio de Lamego
02.02.26
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Baixo Mondego só fica seguro de cheias e com água para rega durante o verão com barragem de Girabolhos, defendem agricultores

A construção da barragem de Girabolhos, no concelho de Seia, e a manutenção da obra hidráulica do Mondego, a jusante de Coimbra, são duas das condições essenciais para evitar cheias naquela bacia hidrográfica, defenderam agricultores e dirigentes associativos.

O presidente da recém-empossada direção da Associação de Agricultores do Vale do Mondego – entidade que estava inativa desde 2012, após a morte do empresário agrícola Carlos Laranjeira -, indicou a necessidade da regularização do rio Ceira e a construção da barragem de Girabolhos.

“A acontecer, Girabolhos é mais uma almofada muito confortável para a Aguieira e para a [barragem da] Raiva”, as quais, em conjunto com a barragem das Fronhas, no rio Alva, em Arganil, estão incluídas na bacia do rio Mondego.

O plano de construção da barragem de Girabolhos foi suspenso em 2016. Porém, em março de 2025, o anterior Governo liderado pelo atual primeiro-ministro, Luís Montenegro, assumiu que a obra é para avançar, incluída na estratégia nacional “Água que Une”.

Também para Armindo Valente, vice-presidente da Associação de Beneficiários da Obra Hidroagrícola do Baixo Mondego, a prioridade é a edificação da barragem de Girabolhos.

“O Baixo Mondego só fica seguro de cheias e com água suficiente para rega durante o verão a partir do momento em que a barragem de Girabolhos seja uma realidade”, frisou.

O empresário agrícola adiantou que com a construção daquela infraestrutura de armazenamento de água, ao nível de eventuais cheias “resolve-se o problema das zonas ribeirinhas do Mondego e da cidade de Coimbra”.

No último ano várias foram as vozes que voltaram a defender este projeto, entre elas a do  autarca socialista de Mangualde que lembrou que o município sempre disse que a região “ficou penalizada por o Governo não ter avançado com a barragem de Girabolhos”.

“É uma obra estruturante quer para região, quer para o país, e é uma necessidade não para ficar no papel, mas sim para se tornar uma realidade”, frisou já por diversas ocasiões Marco Almeida.

pub
 Militar encontrado morto após curso de Operações Especiais em rio de Lamego

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Militar encontrado morto após curso de Operações Especiais em rio de Lamego

Notícias relacionadas

Procurar