Em Cambra, uma das freguesias mais antigas do concelho de Vouzela, há…
Neste episódio de A Comer é que a Gente se Entende aprenda…
Uma aldeia que se fechava aos lobos, é hoje o lugar escolhido…
A Câmara de Tondela assinou na tarde de quinta-feira (15 de maio) protocolos de apoio, no valor de 198 mil euros, às associações humanitárias dos bombeiros voluntários de Tondela e do Vale de Besteiros.
A cerimónia de assinatura dos acordos aconteceu no Mercado Velho de Tondela. Segundo a autarquia, o protocolo de apoio aos voluntários de Tondela cifra-se nos 101 mil euros e o da corporação do Vale de Besteiros tem um montante de 97 mil euros.
A presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, destaca que, além do subsídio anual, somar-se-ão o apoio para o funcionamento das cinco equipas de intervenção permanente do concelho e os benefícios sociais atribuídos aos bombeiros, no valor total de 430 mil euros.
“Eu reconheço e agradeço o esforço que as duas associações, direções e comandos fazem diariamente na boa utilização deste investimento que o município faz porque confia e sabe que vocês utilizam bem estes recursos financeiros”, disse a autarca aos dirigentes das corporações.
O presidente dos Bombeiros Voluntários de Tondela, António Mano, realçou ser “muito importante para uma associação humanitária de bombeiros este tipo de protocolos”, na medida em que “dá alguma estabilidade financeira para se continuar a garantir de forma superior e a prestar os diversos serviços na área da proteção civil à população de todo o concelho”.
“Tondela não gasta, investe na proteção civil. Este dinheiro não é um custo, mas um investimento e os resultados muitas vezes não são percetíveis pela generalidade da população, mas internamente acho que há esse reconhecimento. Em setembro de 2024 percebeu-se de que massa é feita os nossos bombeiros com uma ação fantástica para evitar que o fogo entrasse no nosso concelho, disse o dirigente.
Já o presidente dos Bombeiros do Vale de Besteiros, Carlos Amaral, mostrou-se satisfeito pelo apoio concedido. “Eu arriscar-me-ia a dizer que o concelho de Tondela, se calhar, em termos de operacionalidade terá da melhor proteção civil que anda por aí num raio muito próximo”, disse.