bolo-rei
Apicultores_1
Confra2
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Concelho » Mangualde » Câmara de Mangualde distribui dez toneladas de alimentação para abelhas a 51 apicultores

Câmara de Mangualde distribui dez toneladas de alimentação para abelhas a 51 apicultores

Os apoios foram concedidos em géneros, avaliados em 7 ou 5 euros por colónia, consoante a residência fiscal do apicultor

 Escolas de Moimenta da Beira criam Semana Cultural
22.12.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Escolas de Moimenta da Beira criam Semana Cultural
22.12.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Câmara de Mangualde distribui dez toneladas de alimentação para abelhas a 51 apicultores

A Câmara Municipal de Mangualde entregou cerca de dez toneladas de alimentação para abelhas a 51 apicultores do concelho, proprietários de um total de 1.500 apiários, num apoio superior a 10 mil euros destinado a reforçar a sustentabilidade e a continuidade da atividade apícola local, anunciou a autarquia.

A medida foi atribuída pela primeira vez pelo Município, através de candidaturas apresentadas ao Gabinete do Agricultor, e surge para responder às dificuldades enfrentadas no setor, desde as exigências sanitárias ao impacto económico causado por ameaças como a vespa velutina.

Segundo o presidente da autarquia, Marco Almeida, o objetivo passa por “aliviar os encargos financeiros dos produtores, promover a continuidade da produção de mel de excelência e incentivar o rejuvenescimento do setor, atraindo novos empreendedores, sobretudo jovens”.

Com base nos registos apícolas de setembro de 2023, Mangualde conta com 2.238 colónias de abelhas, responsáveis por uma produção reconhecida nacionalmente pela sua qualidade, chegando a consumidores de todo o país.

Os apoios foram concedidos em géneros, avaliados em 7 ou 5 euros por colónia, consoante a residência fiscal do apicultor, sendo o valor mais elevado destinado aos produtores do concelho. Para Marco Almeida, trata-se de “um investimento com um enorme benefício coletivo, nomeadamente na preservação do ecossistema e na dinamização da economia local”.

pub
 Escolas de Moimenta da Beira criam Semana Cultural

Outras notícias

pub
 Escolas de Moimenta da Beira criam Semana Cultural

Notícias relacionadas

Procurar